O professor Ricardo Luiz Lange Ness foi nomeado pelo presidente da República como reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com mandato de até quatro anos. Ness era o primeiro da lista elaborada pelo Conselho Universitário da UFCA e já era reitor pro tempore da instituição desde 2016. Ele vinha se manifestando publicamente contra os cortes anunciados pelo governo Bolsonaro no ensino superior.
Primeiro lugar também na consulta feita à comunidade acadêmica da UFCA, Ness figurava em lista que já aguardava nomeação do presidente da República desde o ano passado. Com a nomeação do novo reitor, continua a expectativa em torno das nomeações para as outras instituições federais de ensino superior do Ceará, incluindo a UFC, a Unilab e o IFCE.
Nas outras nomeações de reitores publicadas recentemente (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, UFRJ e o IF de Rondônia), todos os reitores indicados ocupavam os primeiros lugares nas listas enviadas ao presidente. Caso mantenha a linha, Bolsonaro deve nomear o professor Custódio Almeida como reitor da UFC. Também estão na disputa os professores Cândido Albuquerque e Maria Elias Soares.
Com informações do blog Eliomar Lima