QUEM SOMOS

Gestão Lute - Nova diretoria colegiada do Sintufce (triênio 2022-2025)

em foto oficial após cerimônia de posse

O SINTUFCE

O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) é dedicado à defesa dos direitos dos profissionais das universidades federais. Com uma história de luta e conquistas, representamos nossos sindicalizados, promovendo melhorias nas condições de trabalho e lutando por um ensino público, gratuito e de qualidade. Nossa atuação ética e responsável busca inovações e inclusão social, refletindo nosso compromisso contínuo com a classe trabalhadora e a sociedade.

MISSÃO

O SINTUFCE tem como missão desenvolver continuamente políticas estratégicas de negociações pelos direitos da categoria, representando, perante as autoridades administrativas e jurídicas, os interesses gerais da classe e os interesses individuais de seus sindicalizados.

VISÃO

Ser referência nas conquistas em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, por sua atuação responsável e eficiente no âmbito de sua abrangência, protegendo o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da classe trabalhadora.

VALORES

Ética, Credibilidade, Cidadania, Inovação, Tecnologia, Inclusão Social, Qualidade de Vida e Responsabilidade.

NOSSA HISTÓRIA

A história do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCe) começou com a criação da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Ceará (ASAUFC). Fundada em março de 1978, a associação surgiu sem pretensões políticas e sem poder de representação. Na década de 1980, marcada pela reabertura política, enquanto a Central Única dos Trabalhadores (CUT) dava seus primeiros passos no cenário brasileiro, a ASAUFC avançava nas concepções ideológicas.

A entidade tornou-se referência no movimento sindical do Ceará, principalmente a partir de 1984, quando a delegação que participou do I Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), realizado em Natal (RN), chamou para si a responsabilidade da histórica greve daquele ano. Esse foi um divisor de águas no movimento dos técnico-administrativos na UFC e nas demais universidades federais. Em 1992, num processo político natural, a ASAUFC transformou-se em SINTUFCE, uma entidade que já nasceu respeitada pela sua história de luta.

A sede da ASAUFC, que também abrigou o SINTUFCE até 2001, foi cedida pela UFC e ficava na área II do centro de Humanidades. Com a construção de uma estação do metrô na região, o prédio que ficava no cruzamento das avenidas 13 de Maio com Carapinima, e que abrigou por mais de 20 anos a ASAUFC, foi demolido para a construção da estação Benfica. A atual sede do sindicato, em frente à Praça da Gentilândia, conta com uma melhor infraestrutura para atender os filiados, como auditório climatizado e salas de aula. O prédio que pertence à UFC é alugado pelo SINTUFCE desde janeiro de 2006.

Anos de Atuação
0