O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, publicou uma nota em apoio ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (PCCTAE). Segundo ele, o plano é uma conquista histórica de servidoras e servidores que fazem as universidades e os institutos federais de educação. “O PCCTAE, como é conhecido, já completou 19 anos em janeiro último e, certamente, já não contempla a complexidade e a diversidade da categoria”, argumentou. A nota foi publicada no Instagram pessoal do reitor na última sexta-feira, 16 de fevereiro.
No texto, ele reconhece a importância dos trabalhadores das universidades e defende ainda uma participação mais efetiva dos servidores técnico-administrativos nos cargos de liderança e nas atividades-fim da UFC em laboratórios de ensino, pesquisa e atividades de extensão.
Apoio da UFC, Unilab e UFCA
No último dia 1ª de fevereiro, o o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCe) enviou cartas para os reitores das três universidades federais que atuam no Ceará ( UFC, UFCA e UNILAB). Uma carta foi redigida pelo próprio SINTUFCe e outra escrita pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).
O sindicato pediu que os gestores das instituições defendam na ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) a intervenção do Governo Federal para o aprimoramento do PCCTAE. Em estado de greve desde 20 de dezembro, os TAE (técnicos-administrativos em educação) da UFC, UFCA e UNILAB se posicionam contra o reajuste zero em 2024 proposto pelo governo federal e pedem a reformulação imediata do PCCTAE.
O reitor da Unilab, Roque Albuquerque, recebeu a direção do SINTUFCe no dia 8 de fevereiro e se comprometeu em apoiar a luta da categoria.
A reitoria da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por sua vez, manifestou total apoio à reivindicação de resolutiva da reunião da Mesa de Negociação Específica da Educação para apresentação da contraproposta referente ao PCCTAE. Esse apoio foi manifestado através de ofícios enviados ao SINTUFCe e à Fasubra.
“Agradecemos aos reitores por terem respondido às cartas do SINTUFCe e da Fasubra solicitando o apoio. Muito importante que os três reitores das nossas universidades tenham expressado apoio à reformulação do PCCTAE e compreendam a importância de valorizar as técnicas e os técnicos que atuam em nossas universidades! E essa compreensão passa por fazer, na UFC, na UFCA e na UNILAB, ambientes que contribuam para a qualidade de vida e trabalho dos TAEs, apoiando também, nossa luta por paridade nas oportunidades de capacitação, nas bolsas, nos conselhos, enfim, em toda a Universidade”, revela Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCe.
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO
No dia 22 de fevereiro, o SINTUFCe vai realizar um ato, nos jardins da Reitoria da UFC, para acompanhar a mesa de negociação específica da categoria dos TAE com o Governo Federal.
Ato da base do SINTUFCe para acompanhar a mesa de negociação com transmissão da live da FASUBRA
Data: 22 de Fevereiro
Horário: 16h
Local: Pátio da Reitoria UFC
E para avaliar o resultado da mesa de negociação, o SINTUFCe convoca os servidores para as assembleias gerais, que irão ocorrem em cada universidade, conforme calendário abaixo:
UFCA
Data: 27 de fevereiro de 2024 (terça-feira)
Local: Sala M03
Horário: 9:30 (1ª convocação, com metade mais um dos sindicalizados) e 10h (2ª convocação, com qualquer número dos presentes)
UNILAB
Data: 29 de fevereiro de 2024 (quinta-feira)
Horário: 09:30 (1ª convocação, com metade mais um dos sindicalizados) e 10h (2ª convocação, com qualquer número dos presentes)
Local: Auditório do Bloco Administrativo 02, Campus Liberdade
UFC
Data: 1º de março de 2024 (sexta-feira)
Horário: 16h (1ª convocação, com metade mais um dos sindicalizados) e às 16h:30min (2ª convocação, com qualquer número dos presentes)
Local: Pátio da Reitoria, Benfica