A reitoria da Universidade Federal do Cariri – UFCA, através de ofício, manifestou total apoio à reivindicação de resolutiva da reunião da Mesa de Negociação Específica da Educação para apresentação da contraproposta referente ao Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos Administrativos em Educação ( PCCTAE). A resposta veio após um pedido, do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCe), enviado através de carta no último dia 1º de fevereiro, como parte do calendário de mobilização nacional elaborado pela FASUBRA – Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil.
O texto da UFCA reconhece que o aprimoramento da carreira impactará positivamente no trabalho dos servidores públicos da área da educação e que esse reconhecimento e valorização dos profissionais refletirão diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade e no desenvolvimento do setor educacional como um todo.
“Ao proporcionar condições mais justas e adequadas de trabalho, espera-se não apenas uma melhoria na prestação de serviços, mas também uma redução significativa na evasão de servidores e no adoecimento dos mesmos”, diz o texto, assinado pelo reitor da UFCA, Silvério de Freitas Júnior.
O documento diz ainda que o investimento na valorização dos profissionais da educação é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e motivador, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida à sociedade.
Leia na íntegra o documento com resposta para FASUBRA
Leia na íntegra o documento com resposta para o SINTUFCe
UNILAB também sinaliza apoio
Em reunião com a diretoria do SINTUFCe no dia 8 de fevereiro, o reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Roque Albuquerque, também se comprometeu em apoiar a luta pela reestruturação do PCCTAE. Na ocasião, ele disse que está sempre aberto ao diálogo e se mostrou disposto a procurar, em conjunto, soluções para os problemas elencados pela direção do sindicato. Ainda prometeu levar parte das reivindicações para a ANDIFES e para outras instâncias em que participa na condição de dirigente, como a Rede Nordeste de Reitores (RENE) e a União para o Conhecimento.
Grande ato na reitoria da UFC
O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCe) realiza no dia 22 de fevereiro, a partir das 16h, um grande ato, nos jardins da Reitoria da UFC, para acompanhar a mesa de negociação da categoria dos TAE (Técnicos Administrativo em Educação) com o Governo Federal.
A categoria está em Estado de Greve desde o final do ano passado por não concordar com a proposta do governo de reajuste zero para 2024, que não contempla os trabalhadores e as trabalhadoras das universidades federais, uma vez que a categoria amarga anos sem reajuste. Além disso, os TAEs ainda lutam pela reformulação da carreira, proposta que já está nas mãos do governo.
No Ceará, servidores da UFC, UFCA e UNILAB decidiram pelo estado de greve no dia 20 de dezembro, quando a categoria participou de uma assembleia realizada pelo SINTUFCe.
SERVIÇO
Ato da base do SINTUFCe para acompanhar a mesa de negociação com transmissão da live da FASUBRA
Data: 22 de Fevereiro de 2024
Horário: 16h
Local: Pátio da Reitoria UFC