A paridade foi um dos temas discutidos
O presente relatório tem por finalidade comunicar à categoria dos técnico-administrativos a atuação e o compromisso dos novos conselheiros eleitos na representação do corpo técnico-administrativo da UFC. O corpo técnico-administrativo do Consuni, composto por Djalma Siqueira Pereira, Hermes Abreu Filho e Izabel Cristina R. G. de Medeiros, no uso das suas atribuições, tomou posse na primeira reunião ordinária do Consuni (Sessão 96ª), em 9 de março de 2015, às 8h30.
Dentre os temas abordados e discutidos, foi apresentada a necessidade de disciplinar e operacionalizar o funcionamento da consultoria e assessoramento jurídico da PF-UFC em Ordem de Serviço Conjunta nº 01-GR-PF-UFC. Nesse momento, os conselheiros representantes do corpo técnico-administrativo realizaram intervenção no intuito de inclusão da representação da classe de técnico-administrativos (Sintufce) para que também pudessem realizar as consultas jurídicas à Procuradoria. Em resposta a essa reivindicação, foi esclarecido que o Sintufce, por ser uma entidade privada, não poderá realizar a consulta diretamente à PF, mas que a Reitoria deverá receber as demandas de consulta e encaminhá-las à Procuradoria.
Quanto ao Projeto apresentado pela SECULT-ARTE, foi solicitada a retificação relativa à vinculação dessa unidade à Reitoria, bem como o tipo organizacional que se trata de uma Secretaria. Além disso, foi requisitado o esclarecimento quanto aos cálculos de correspondência financeira apresentados no documento. Foi acrescentado à pauta, pelo pró-reitor de Planejamento, o processo de criação da Comissão Permanente de Avaliação da Instituição (CPA).
Os conselheiros dos técnico-administrativos questionaram o processo de escolha dos representantes da CPA. Muito embora tenha sido considerada a paridade na representação, ressaltou-se a importância dela ser realizada pelo processo eletivo. Apesar disso, foi aprovado o modelo apresentado pelo relator com a ressalva de que, a cada seis meses, seja efetuada uma prestação de contas ao Consuni relativa ao andamento dos trabalhos. Ao final, solicitou-se que os documentos referentes à pauta da reunião do Consuni sejam todos enviados com antecedência para melhor análise por parte dos conselheiros.
Consuni – 98ª Sessão – 08/05/2015
Durante a 98º sessão, foi colocada em pauta a proposta de resolução que estabelece normas complementares ao Estatuto sobre o processo de consulta à comunidade universitária, tendo em vista a elaboração das listas tríplices para reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Ceará. O relator da proposta foi o conselheiro Cândido Lustosa B. de Albuquerque.
Durante a apreciação, o coordenador do Sintufce e conselheiro do Consuni, Djalma Siqueira, fez a seguinte ponderação: “respeitando os princípios democráticos, solicito ao senhor relator, professor Cândido, que altere os percentuais de peso na votação de consulta a reitor e vice-reitor da UFC para o que nós, técnico-administrativos da UFC e das quase 63 universidade no Brasil, desejamos: a PARIDADE, ou seja, um terço para cada um dos três seguimentos que compõem a comunidade universitária. Entendemos ser isso o mais justo”.
Na réplica, destacou: “não concordamos com a defesa e argumentação do senhor relator por entendermos que o lugar do professor é em sala de aula, ensinando e pesquisando (área acadêmica). Nós, técnico-administrativos, somos concursados e nomeados para os cargos de administrador, contador, engenheiro, economista e todas as demais funções administrativas e de infraestrutura. Portanto, reafirmo que lugar de professor é em sala de aula, ensinado e pesquisando, estritamente área acadêmica. E finalizo pedindo desculpas aos senhores e senhoras conselheiros pela citação que farei do ex-governador Cid Gomes: LARGUEM O OSSO”.