Representante do SINTUFCE em Encontro de Aposentados da FASUBRA tem propostas aprovadas

O coordenador dos aposentados e pensionistas do SINTUFCE, Antônio Batista da Silva, apresentou em Brasília, durante o XI Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas da FASUBRA, em outubro passado, várias propostas com o objetivo de ampliar a luta pela valorização dos aposentados e pensionistas. O número de aposentados e pensionistas aumentou significativamente nos últimos anos e a luta deste segmento da base dos TAE continua por valorização e pela manutenção de direitos adquiridos.

O evento ocorreu em um momento crucial para os aposentados e pensionistas do serviço público, diante das reformas que impactam diretamente seus direitos. Durante os dias de encontro, os participantes discutiram vários temas sobre o fortalecimento dos direitos sociais e o papel dos sindicatos na defesa dessas causas.

Um dos pontos altos do XI Encontro foi a apresentação das propostas formuladas ao longo dos debates. Os participantes discutiram temas específicos, como a melhoria das condições de vida para os aposentados e o papel da FASUBRA na articulação de políticas públicas mais inclusivas.

Entre as propostas aprovadas, estão as seguintes, apresentadas pelo representante do SINTUFCE, Antônio Batista: 

  • Direito à seguridade social (previsto no PL que está no Congresso para votação);
  • Aproveitamento dos diplomas de capacitação e qualificação realizados durante o tempo de vida laboral;
  • Defesa constante do SUS 100% público e gratuito;
  • Que sejam debatidas alternativas para que aposentados(as) e pensionistas possam pagar medicações e fralda geriátrica, com seus salários, como “Auxílio medicação”;
  • A não inserção do aposentado RJU no INSS;
  • Buscar caminhos para viabilizar o atendimento médico nos Hospitais Universitários a servidores aposentados;
  • Que a FASUBRA sempre esteja à frente das lutas dos aposentados, lembrando que os aposentados são o maior número de TAE em uma universidade. Que sejam formados grupos de trabalho (GTs) de aposentados(as) para continuar fomentando discussões com a categoria por melhorias.