Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2024, servidores técnico-administrativos aposentados e em processo de aposentadoria das universidades e institutos federais de todo o Brasil estarão reunidos no XI Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas, promovido pela FASUBRA Sindical. O evento será realizado em Brasília, no Auditório da ADUnB, na Universidade de Brasília (UnB), e contará com uma delegação representativa do Ceará, escolhida durante assembleia organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE).
Eleitas em uma reunião realizada no dia 10 de outubro de 2024, no auditório da Reitoria da UFC, as companheiras Liduína, Nísia e Francisca Gomes representarão os aposentados e aposentandos cearenses no encontro. O coordenador de aposentados, pensionistas e assuntos de aposentadoria do Sindicato, Antônio Batista da Silva, também estará presente no Encontro, completando a delegação cearense.
Temas Centrais e Mobilização Nacional
O XI Encontro Nacional abordará uma série de temas fundamentais para os servidores técnico-administrativos em educação (TAE) aposentados, com foco especial no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e os impactos da greve de 2024. Entre os tópicos de maior destaque estão o reposicionamento dos aposentados e as regras de transição para novos enquadramentos, questões que têm gerado preocupação em virtude das recentes mudanças nas políticas governamentais.
Outro ponto de grande relevância será a discussão sobre saúde e qualidade de vida na aposentadoria, assim como a violência contra idosos, problemáticas que afetam diretamente a vida dos aposentados no país. Além disso, um dos momentos mais aguardados do evento será a mobilização em frente ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI), onde os participantes exigirão o cumprimento do Termo de Acordo Nº 11/2024, particularmente em relação ao reposicionamento dos aposentados e à regra de transição, que vêm sendo ameaçados pela atual postura do Governo Federal.
Importância da Participação Cearense
A presença de representantes do Ceará no encontro é vista como uma oportunidade valiosa para que os aposentados e aposentandos do estado possam contribuir diretamente nas discussões e nas deliberações que impactam o futuro da categoria em todo o Brasil.
“É fundamental que toda a base do SINTUFCE esteja organizada e que esteja participando das lutas. E os aposentados são fundamentais para isso. Hoje eles representam boa parte dos sindicalizados da UFCA, Unilab e UFC. E é preciso que os direitos dos aposentados sejam respeitados, assim como as suas opiniões e suas posições políticas”, avalia Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCE.
“Cada vez mais eles precisam estar se integrando no dia a dia do sindicato, participando de momentos como esse. E esse encontro da FASUBRA é um ponto principal das lutas dos aposentados neste ano. Nele vão ser discutidas políticas e lutas que eles precisam tocar. Por isso é importante que a base do SINTUFCE esteja presente, não só nesse encontro de aposentados como também no próprio Congresso do SINTUFCE, onde inclusive já foram escolhidos os representantes dos aposentados, aposentadas e pensionistas para participação no Congresso”, finaliza.