Reunião no Campus Porangabuçu esclarece detalhes cruciais do acordo pós-greve

Na tarde de segunda-feira, 22 de julho, ocorreu uma significativa reunião entre os servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) do campus de Porangabuçu e seus representantes sindicais. O encontro teve como objetivo esclarecer os termos do acordo para a reposição das demandas acumuladas durante a greve dos TAEs da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2024.

Durante a sessão, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da UFC (Sintufce) detalharam o acordo alcançado durante uma reunião com gestores e a superintendência da instituição ocorrida na manhã desta segunda-feira. De acordo com o documento acordado, cada servidor terá seu caso avaliado individualmente, e será necessário abrir um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFC para formalizar as demandas represadas. O foco será nas atividades pendentes, não na carga horária em si.

As chefias têm até o próximo dia 31 para fornecer orientações claras aos servidores sobre quais têm ou não atividades acumuladas. Todos os servidores, independentemente da situação, devem iniciar o processo no SEI. A chefia será responsável por atestar a existência ou não de demandas represadas até 31 de dezembro deste ano.

Um ponto crucial da reunião foi a extensão do prazo para a abertura dos processos no SEI, agora estendida até 9 de agosto. Além disso, foi destacada a importância de os servidores revisarem com suas chefias as fichas de absenteísmo durante o período da greve, que ocorreu entre 15 de março e 2 de julho, para evitar registros indevidos de faltas.

Adicionalmente, os participantes da reunião receberam um resumo das principais conquistas alcançadas durante a greve dos TAEs em 2024. Material impresso foi distribuído com detalhes das cláusulas e tabelas que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2025, com implicações até 2026.

Veja as imagens: https://www.flickr.com/photos/sintufce/albums/72177720319063128