O Comando Local de Greve (CLG) dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) entregou na manhã desta sexta-feira (7) uma carta ao reitor da instituição, Silvério de Paiva Freitas Júnior, solicitando uma intermediação entre o presidente Lula e os servidores TAE em greve.
O presidente Lula convocou reunião no Palácio do Planalto com os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O encontro deverá acontecer na próxima segunda-feira (10) – inicialmente ele estava agendado para a manhã desta quinta-feira (6).
Informações do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) apontam que o encontro deve tratar de pautas ligadas ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O reitor da UFCA deve participar da reunião.
“É uma oportunidade ímpar de a gente ter o acesso de um canal que chegue na mão do próprio presidente, uma carta para que ele veja a nossa situação atual. E como vai ter essa reunião e o reitor daqui se dispôs a entregar em mãos essa carta, a gente achou uma ótima oportunidade, afirma o coordenador de campi avançado do SINTUFCE, Gedeão Correia.
Os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) estão em greve há quase 90 dias, buscando melhorias na reestruturação da carreira, condições remuneratórias adequadas com a recomposição salarial e mais orçamento para as universidades e institutos federais.