Servidores de Sobral em greve promovem campanha de doação de sangue

A iniciativa chamou a atenção da população para as reivindicações da categoria

Os técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral (Mucambinho), promoveram uma Grande Campanha de Doação de Sangue na última quarta-feira (04/06). O evento, realizado das 8h às 12h e 14h às 18h, contou com apoio de funcionários, professores, alunos e sociedade local.

A campanha teve a finalidade de ajudar o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e chamar a atenção para as reivindicações dos servidores em greve.

Nacional
A greve dos técnico-administrativos da UFC foi iniciada no último dia 15 de abril. O movimento é nacional. Em todo o país, técnico-administrativos de 38 universidades federais já aderiram à greve desde o último dia 17 de março. A categoria dos técnico-administrativos é composta, atualmente, por 142 mil trabalhadores na ativa em 63 universidades federais. Ativos e aposentados somam 174 mil servidores.

Os servidores técnico-administrativos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) também estão em greve.

Reivindicações
Os técnico-administrativos das universidades federais tem o menor piso – aproximadamente 1 (hum) salário mínimo e meio – e teto salarial do funcionalismo público federal. A categoria reivindica o cumprimento integral – pelo Governo Federal – do acordo da greve de 2012; revogação da Lei de criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, que privatiza os Hospitais Universitários; abertura de concurso público pelo Regime Jurídico Único; turnos contínuos, com jornada de trabalho de 30 horas, sem redução salarial, para manter a universidade aberta nos três turnos; e aprimoramento da carreira; dentre outros pontos.

* Com informações do servidor Paulo Roberto.

 

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS!

Notícias RElacionadas