A concentração será às 15 horas, no pátio da Reitoria da UFC, com início do Ato às 16 horas
Por Luciana de Paula
Ascom do SINTUFCe
Na tarde desta quarta-feira (14/05), os técnico-administrativos, alunos e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizarão um protesto, no cruzamento das avenidas Treze de Maio e da Universidade, com o apoio de centrais sindicais e movimentos populares. A concentração será às 15 horas, no pátio da Reitoria da UFC, com início do Ato previsto para as 16 horas.
A data de hoje marca o Dia de Paralisação dos professores da UFC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade do Cariri (UFCA) contra a precarização do trabalho docente. Já os técnico-administrativos da UFC estão em greve desde o último dia 15 de abril, em adesão à paralisação nacional iniciada em 17 de março que abrange 39 universidade federais. Na Unilab, a greve dos técnico-administrativos já ultrapassou os 50 dias.
O servidores técnico-administrativos das universidades federais em greve em todo o país querem o cumprimento integral – pelo Governo Federal – do acordo da greve de 2012; revogação da Lei de criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, que privatiza os Hospitais Universitários; abertura de concurso público pelo Regime Jurídico Único; -turnos contínuos, com jornada de trabalho de 30 horas, sem redução salarial, para manter a universidade aberta nos três turnos; e aprimoramento da carreira; dentre outros pontos.