Um grande ato de servidores federais da Educação marcou os festejos de Santo Antônio neste domingo (2), no Cariri. Durante a tradicional festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, docentes e técnicos administrativos levaram às ruas cartazes e palavras de ordem que cobraram do presidente Lula e do Ministro da Educação, Camilo Santana, um posicionamento diante das reivindicações que mobilizam a greve unificada desde abril.
Aguardado no evento por ser seu reduto político, Camilo Santana se ausentou das festividades deste ano. “Mesmo sem a presença do ministro, professores e técnicos administrativos enviaram a mensagem para o público da festa. Ocupar esses espaços é muito importante, especialmente neste momento da greve, em que estamos enfrentando uma onda de boatarias e desinformação”, explicou Lígia Rodrigues, professora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IISCA/UFCA).
Participaram da manifestação representantes do Sinasefe-Crato, do SINDUFCE, do SINDSIFCE, da SINDURCA, do ANDES-SN, da ADUFC e da Fasubra.
“Foi um ato muito importante com inúmeras instituições presentes, com um número muito grande de participantes. E a gente se fez ver pela população de Barbalha, já que nesse momento tinham muitas pessoas na festa, filmando e aplaudindo o nosso ato”, revela Gedeão Correia, coordenador de campi avançado do SINTUFCE.
O ato, segundo ele, também foi acompanhado pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo federal na Câmara dos Deputados. “Quando chegamos em frente ao palco, Guimarães saiu antes de terminar o ato, demonstrando mais uma vez que o diálogo está muito difícil”, revela.
Com informações da ADUFC