Servidores TAE da UFC são premiados no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação

Crédito da imagem principal: Tom_Junior / Wilkipédia

Durante o 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizado em Recife entre os dias 25 e 29 de novembro de 2024, o trabalho de dois servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi premiado. A pesquisa “Fortalecendo a Biblioteca das Casas de Cultura Estrangeira da UFC através da criação de comunidades e grupos no WhatsApp” conquistou o 3º lugar no Eixo 5 – Gestão e liderança em movimento.

O trabalho foi desenvolvido pela equipe formada pelos servidores Edvander Pires, autor, e Joana Páscoa, coautora, ambos bibliotecários da UFC. Também assinaram o artigo Jimmy Robson Rodrigues da Costa, servidor docente, e Luiz Allan Silvestre de Oliveira, recém-graduado em Biblioteconomia, que atuou como estagiário durante a elaboração do estudo.

A premiação destaca a inovação na gestão da biblioteca e o uso de ferramentas digitais para fortalecer a conexão com a comunidade acadêmica. Os melhores trabalhos foram selecionados com base em avaliações técnicas, considerando a originalidade e a relevância dos temas apresentados.

“Esse reconhecimento é uma consequência do meu trabalho como bibliotecário. A relação com a comunidade é uma questão de perfil profissional. A biblioteconomia oferece diversas áreas de atuação, e a interação direta com a comunidade foi a que escolhi desenvolver durante esse estudo”, pontua Edvander Pires. 

“A prototipação de novos sistemas nos motiva a buscar uma maior integração com a comunidade acadêmica, envolvendo docentes, discentes e servidores TAE. Mesmo sendo uma unidade administrativa, o sistema de bibliotecas também tem esse vínculo acadêmico. É gratificante realizar trabalhos que conectem todos os integrantes da comunidade”, acrescenta.

Edvander, Joana, Jimmy e Luiz Allan
Edvander, Joana, Jimmy e Luiz Allan

O congresso, que contou com palestras, mesas-redondas, workshops, visitas guiadas, feira de exposições e mesas colaborativas, proporcionou uma excelente oportunidade para os profissionais da área trocarem experiências sobre a modernização das bibliotecas no Brasil e discutirem os desafios enfrentados em diversos espaços de informação e cultura.

Em reconhecimento ao trabalho premiado, os autores foram convidados a transformar o estudo em artigo, que será publicado na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, uma das publicações mais prestigiadas do setor.

O SINTUFCE, que auxiliou o autor na inscrição do evento, parabeniza os servidores premiados e reafirma seu compromisso com o apoio a iniciativas que promovem a inovação e o desenvolvimento nas universidades públicas do Ceará.

Leia o artigo completohttps://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79191

 

Crédito da imagem principal: Tom Junior / Wilkipédia