O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades federais no Estado do Ceará (sintufce) realizou na manhã desta terça-feira (18) uma assembleia geral dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 63 pessoas participaram online e outras 10 pessoas estiveram presentes pessoalmente no auditório do sindicato, onde aconteceu a assembleia.
Durante a assembleia, a categoria discutiu as propostas feitas pelo governo federal durante a última mesa de negociação com as centrais sindicais, realizada no dia 11 de junho, em Brasília. As análises dos participantes foram baseados no Informe de Greve (IG) com proposições elaboradas no Comando Nacional de Greve (CNG) pelos sindicatos filiados à Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical).
O coordenador geral do SINTUFCE, Wagner Pires, avalia como positiva a assembleia da Unilab. “Um dos pontos que a gente pode dizer que houve uma maior preocupação foi o final da greve. E aí, o que apontou para a segurança dos companheiros foram as orientações CNG, que são bem claras em dizer que a greve continua e que a gente vai lutar por mais avanços. E essa deve ser a preocupação de todas e todos”, diz.
Diversos pontos do IG foram analisados minuciosamente e algumas novas proposições foram feitas. Entre as contribuições para a contraposta estão o RSC para 2025 (o governo prometeu para 2026), o step de 4.3% (ao invés de 4.1% proposto pelo governo) e o índice de recomposição para 2026 de 8%. “São os pontos que a base da Unilab acredita que devem ser priorizados pela mesa que vai acontecer nos próximos dias”, finaliza Wagner.
Orientações do CNG
A Fasubra, via informe de greve, entende que a reunião do dia 11 de junho da mesa de negociação teve respostas favoráveis a pautas importantes para a categoria, tanto com impacto financeiro quanto nas pautas históricas que não possuem repercussão orçamentária. A Federação orienta a manutenção da greve e solicita ao governo uma nova reunião da mesa de negociação para avançar em uma proposta que realmente contemple ativos, aposentados e pensionistas.
Além disso, foi orientado que os sindicatos filiados façam uma rodada de Assembleias entre segunda a quarta-feira desta próxima semana, com o retorno das deliberações da base ao Comando Nacional de Greve até o dia 20 de junho às 12 horas (horário de Brasília).
Leia o IG da Fasubra: http://fasubra.org.br/wp-content/uploads/2024/06/IG-CORRIGIDO-3-15-06.pdf