A Universidade Federal do Cariri (UFCA) deu um importante passo na construção de um ambiente universitário mais seguro e inclusivo. Desde o dia 21 de janeiro de 2025, está disponível para toda a comunidade acadêmica um formulário eletrônico que servirá como base para a elaboração de uma política institucional contra o assédio, a discriminação e outras formas de violência.
“O combate a todo e qualquer tipo de assédio deve ser assumido por todas e todos aqueles que constroem as universidades. Nesse sentido as ações institucionais são importantíssimas para que consigamos “constranger os constrangedores” e avançar para um ambiente de trabalho, estudo e vida mais saudável”, afirma o coordenador geral do SINTUFCE e servidor TAE da UFCA, Wagner Pires.
O formulário, que permanecerá aberto até o dia 7 de fevereiro, é direcionado a estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes e trabalhadores terceirizados da UFCA. A participação é anônima, garantindo a confidencialidade e a segurança das informações fornecidas. O objetivo é compreender o conhecimento, as percepções e identificar possíveis ocorrências de assédio, discriminação e outras formas de violência no âmbito da universidade.
“Essa é mais uma das ações da gestão da UFCA para impedir qualquer tipo de assédio, impedir qualquer tipo de violência, tanto contra os alunos, quanto os servidores terceirizados, e também contra os servidores efetivos. A administração superior aqui da UFCA está sempre atenta a esses casos e fazendo o máximo para que não haja esse tipo de ação negativa aqui na universidade. E são feitas palestras constantes sobre o tema, e a gente vê sempre com bons olhos tudo que vem para ajudar e se contrapor a qualquer tipo de violência”, avalia Gedeão Correia, coordenador de campus avançado do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE).
A iniciativa é conduzida pelo Grupo Técnico de Trabalho (GTT), criado pelo Comitê de Governança da UFCA, que lidera os esforços para a construção dessa política institucional. Segundo a UFCA, o objetivo principal é promover um ambiente de respeito, aprendizado e convivência harmoniosa para todos os integrantes da comunidade acadêmica.
Durante o período de 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025, o GTT realizará uma série de seminários presenciais nos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Brejo Santo, além de seminários on-line voltados aos cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Os encontros terão como foco a conscientização e o engajamento da comunidade na prevenção e enfrentamento do assédio e da violência.
Acesse o questionário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4TIGkKBSy5tds8vvzq3xxOGM10hfbq5N0f6jJZCY8lY5DTg/viewform
Com informações da UFCA