O SINTUFCE nasceu em 1978, em plena ditadura militar. Organizada inicialmente como Associação dos Servidores da UFC, a criação da instituição mostra que as servidoras e servidores apostaram na organização enquanto classe trabalhadora para garantir os direitos da categoria e a defesa da Universidade Pública.
Naquele tempo, os servidores públicos não podiam organizar-se em sindicatos e, pasmem, já em agosto de 1978, o ditador Geisel decreta que os servidores públicos não poderiam fazer greve, a principal ferramenta de lutas dos trabalhadores. Apenas com a constituição de 1988 conquistamos o direito à organização sindical e à greve.
Cada companheiro e companheira que passou pelo SINTUFCE, desde a ASAUFC, até hoje, contribuiu com sua garra, dedicação e força para construir um patrimônio imaterial de todos os TAE das universidades federais do Ceará. Foi nossa ferramenta de luta que se colocou contra os governos neoliberais de Collor, Itamar e FHC – e não deixamos de reivindicar direitos nos governos Lula e Dilma. Também enfrentamos Temer e Bolsonaro, colocamos o bloco da Educação nas ruas. Resistimos. Eles se foram. E aqui nós estamos.
Foi por meio do nosso sindicato que conquistamos a nossa carreira e fomos reconhecidos como trabalhadoras e trabalhadores da educação. Quando da expansão, com a criação dos campi da UFC no interior e com a criação da UNILAB e da UFCA, o SINTUFCE estendeu sua atuação para o interior, organizando companheiras e companheiros em todo o Ceará.
Ao completar 47 anos, o SINTUFCE demonstra sua maturidade ao reconhecer e valorizar a contribuição de sua base em todo o estado, bem como a diversidade de posicionamentos políticos, que fortalecem nossa democracia e mostram que este sindicato vai seguir na luta, seja nos locais de trabalho seja nas ruas, seja presencial, seja nas redes sociais, porque sabemos valorizar a nossa história ao tempo em que não temos medo de mudar, para fazer um sindicato de todas as caras, de todas as cores e de todas as lutas.