Nesta terça-feira, 14, a diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce) acompanhou de perto a mobilização de estudantes e servidores técnico-administrativos na capital e no interior do Estado. A agenda incluiu atividades nos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza, Quixadá, Russas, Sobral e Crateús, além da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), nos campi de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. .
As atividades foram em preparação para a greve nacional desta quarta-feira, 15, com atos simultâneos na capital e no Interior, em protesto contra os cortes de verbas no orçamento das universidades públicas federais, anunciados pelo governo de Jair Bolsonaro. Em Crateús, por exemplo, a união entre técnicos e docentes demonstra o interesse e articulação dos servidores em defesa da universidade. “É hora de levarmos às ruas a importância da educação como viés de crescimento de uma sociedade justa e o apoio do sindicato está sendo muito importante nesse momento”, afirmou Amanda Pires, secretária executiva do campus.
Na região do Cariri, Wagner Pires, coordenador de Campi do Sintufce, e Alrineide Pereira, que responde pela pasta de Comunicação da entidade, percorreram os campi da UFCA, gravando depoimentos de técnicos e estudantes em defesa da universidade, e ainda visitaram diversos setores da instituição convocando a categoria para a greve desta quarta-feira, que tem início a partir das 8h, saindo do Crede 19 e finalizando com ato show e aula pública na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Já em Russas, professores, técnicos e alunos irão se concentrar, também às 8h, no pátio do campus para a confecção de cartazes e em seguida partirão em caminhada para a praça da Matriz. No município de Sobral, a manifestação sairá da Praça de Cuba, no centro da cidade, também no período da manhã.
Na Unilab, a programação do dia 15 tem início às 9h, com uma plenária da comunidade universitária contra os cortes orçamentários na educação e, a partir das 15h, com ato público no Campus Liberdade. Já em Fortaleza, a concentração será na Praça da Bandeira (Centro), a partir das 8h, com uma grande caminhada que percorrerá ruas do bairro Benfica e finalizando com um abraço à Reitoria da UFC. ”Lutaremos pela nossa universidade até o fim para que nenhum direito nosso será retirado. Não aceitaremos nenhuma retirada de recursos”, frisou Keila Camelo, coordenadora Geral do Sintufce, durante chamamento da categoria para a passeata em Fortaleza.
CLIQUE AQUI para ver imagens dos preparativos para a greve em Fortaleza e no Interior