SINTUFCE aprova Estado de Greve

O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado Ceará (SINTUFCE) realizou, na tarde desta quarta-feira (20/12) a Assembleia Geral das bases na UFC, UFCA e Unilab que aprovou, por ampla maioria, o Estado de Greve dos Técnicos e Técnicas em Educação (Tae’s) destas instituições.

O Estado de Greve teve início a partir desta assembleia que ocorreu no formato híbrido e foi transmitida, em tempo real, através do canal do sindicato no You Tube e também, foram instalados telões nos campi de Auroras, na Unilab, nos campus de Juazeiro do Norte, da UFCA.

Os trabalhos foram iniciados com os informes da direção e da base, seguidos pela avaliação da mesa de negociação com o governo e encaminhamentos.  A assembleia, portanto, decretou estado de greve, no qual as reitorias e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) foram comunicados oficialmente.

Os servidores e servidoras, estão insatisfeitos com o resultado da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) que aconteceu no dia 18 de dezembro, em Brasília. A Fasubra, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) e demais sindicatos presentes na reunião levaram uma pauta unificada em que reivindicaram reajuste salarial de 53,15% % no qual o governo ofereceu apenas 9% a serem pagos de duas vezes, ou seja, 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026.

Outros reajustes também foram propostos nos benefícios, 52% de aumento no auxílio alimentação, 49,3% no auxílio saúde e 51,4% no auxílio creche.