SINTUFCE discute com a gestão soluções para falhas no controle de ponto no HUWC

Complexo Hospitalar Reunião

Na última quarta-feira, 4 de junho, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) participou de uma reunião com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com representantes da gestão superior do Complexo Hospitalar da instituição.

O encontro foi um desdobramento direto das cobranças realizadas pelo sindicato no dia 20 de maio, quando foi encaminhado ofício à Superintendência dos Hospitais Universitários solicitando providências urgentes diante da precariedade no controle de ponto eletrônico no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

Representando o SINTUFCE, estiveram presentes as diretoras Cássia Araújo e Alrineide Araújo, ambas coordenadoras de Administração e Finanças da entidade e servidoras técnico-administrativas em educação (TAE) do Complexo Hospitalar da UFC.

Participaram da reunião, ainda, os(as) seguintes representantes institucionais:

  • Marlon Bruno Matos Paiva, pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas da UFC;
  • Josenília Maria Alves Gomes, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC;
  • Rafael Straus Timbó Vasconcelos, chefe da Unidade de Administração de Pessoal do Complexo Hospitalar da UFC;
  • Cairo Campos Duarte, chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do Complexo Hospitalar da UFC;
  • Rochelle Gonçalves de Souza, gerente administrativa do Complexo Hospitalar da UFC;

Além de coordenadores(as) de setores do Complexo.

Durante o encontro, foram destacados alguns avanços importantes:

Chegada de novos equipamentos de ponto

Uma conquista relevante anunciada na reunião foi a chegada de 17 novos equipamentos de ponto, que serão instalados em diversas unidades do Complexo Hospitalar: 6 serão destinados à Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e os 11 restantes distribuídos entre o HUWC e setores periféricos, como ilhas e coordenações próximas. A medida visa resolver o problema da escassez de equipamentos funcionais e também vai garantir substituição dos atuais relógios de ponto, que estã obsoletos. Esses fatores têm gerado insatisfação generalizada entre os(as) servidores(as), especialmente devido aos deslocamentos frequentes entre setores distantes — o que, por vezes, compromete a segurança e a jornada de trabalho.

 

Novo sistema de controle de ponto

Foi ainda anunciada a implementação de um novo sistema de controle de ponto, que já passou pela fase de prova de conceito — etapa em que a viabilidade do sistema é testada na prática. Ainda não há previsão de quando a efetivação será finalizada uma vez que existe um processo licitatório para a contratação desse sistema. Enquanto isso, com a chegada de novos equipamentos, será feita a coleta a biometria dos(as) servidores(as), a efetivação total do sistema deve levar cerca de seis meses.

 

Conserto do ponto no Hemoce

Uma das reivindicações urgentes do SINTUFCE dizia respeito ao equipamento de registro eletrônico de jornada do Ambulatório de Hematologia do HUWC (ligado ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce), que esteve inoperante por cerca de duas semanas. De acordo com informações da reunião, o equipamento foi consertado no próprio dia 4 de junho, atendendo à cobrança feita pelo sindicato.

 

Condições de repouso para servidores(as) da radiologia

Foi também discutida a situação dos(as) servidores(as) do setor de Radiologia quanto ao direito ao repouso. Ficou acordado que a questão será tratada diretamente com a coordenação do setor, visando garantir melhores condições de trabalho.

 

 

Entenda o contexto da reunião

Essa agenda de negociação é resultado direto da atuação do SINTUFCE em defesa das condições dignas de trabalho dos(as) técnico-administrativos(as) em educação (TAE). Em 20 de maio, o sindicato oficiou a Superintendência dos Hospitais Universitários da UFC para denunciar a ausência de ponto eletrônico no Ambulatório de Hematologia, exigir providências imediatas e cobrar:

  • O restabelecimento urgente do ponto eletrônico;
  • Autorização para uso de folha manual enquanto o equipamento não fosse substituído;
  • Adoção de medidas de segurança, em parceria com a equipe de vigilância, para proteger os(as) trabalhadores(as) do turno da noite.

 

O SINTUFCE seguirá acompanhando de forma vigilante todas as etapas desse processo e reforça seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos, da segurança e da valorização dos(as) trabalhadores(as) das universidades federais no Ceará.