Reivindicações nacionais e locais dos aposentados também foram apresentadas durante a reunião
Diretores do SINTUFCe entregaram ao reitor da UFC, Jesualdo Farias, no último dia 13 de fevereiro à tarde, o documento final elaborado com a síntese do Seminário do Ponto Eletrônico, promovido pelo sindicato no último dia 30 de janeiro. O seminário reuniu técnico-administrativos de todos os campi da UFC, além de servidores da Unilab e UFCA, lotando o auditório Castelo Branco – na Reitoria da universidade – e corredores laterais, onde foram disponibilizadas cadeiras e televisões de 55 polegadas para a transmissão das discussões.
A coordenadora Geral da entidade, Telma Araújo, explicou ao gestor a importância daquele momento para os técnico-administrativos, que esperam contar com a sensibilidade do Reitor às especificidades de cada unidade e à diferentes realidades das diversas funções dentro da UFC. O documento final do seminário foi elaborado no dia do evento pela equipe de síntese, composta pelos servidores Sergio Lopes, Heveline, José Raimundo, Ana Simões, Augusto, Djalma Siqueira, Adeli Moreira, Almiram, Francisca Maria, Luiz Antônio, Damião, Pedro e Keila Camelo.
A entrega do documento oficializa junto à Reitoria o posicionamento contrário dos técnico-administrativos ao ponto eletrônico e em defesa da autonomia universitária, com argumentos jurídicos e políticos (CLIQUE AQUI para acessar o documento). O professor Jesualdo recebeu o material, comprometendo-se a ler com toda a atenção às argumentações ali apresentadas.
Aposentados
A coordenadora de Aposentados e Pensionistas do SINTUFCe, Marlene de Paula, deu continuidade à reunião expondo ao Reitor as reivindicações locais e nacionais dos aposentados da universidade. Os pontos nacionais foram tirados durante o III Encontro de Aposentados e Aposentandos da FASUBRA Sindical, realizado em dezembro de 2013, em Brasília, com a participação de 117 representantes dos aposentados das universidades federais. Já os pontos locais foram propostos por aposentados da UFC durante os encontros do Grupo de Trabalho (GT) dos Aposentados, criado pelo sindicato.
O acesso ao Restaurante Universitário por aposentados foi a primeira proposta. “Muitos deles precisam de ajuda para obter uma boa alimentação nutricional. Boa parte ainda tem a necessidade de continuar a trabalhar por motivos diversos, inclusive porque, após suas aposentadorias, tiveram seus salários reduzidos, perderam o auxílio alimentação e continuam provedores da família e de si próprios”, explicou Marlene. As outras sugestões foram acerca de melhorias no atendimento a esse público na universidade; assistência médica; homenagens; campanhas educativas; carteira de identidade funcional; além de questões jurídicas e políticas. CLIQUE AQUI para acessar o documento com as demandas dos aposentados apresentadas ao Reitor.
“A receptividade do professor Jesualdo foi muito boa. Ele acolheu todas as sugestões e, prontamente, encaminhou as medidas necessárias para viabilizar as propostas”, explicou a coordenadora Marlene. O Reitor garantiu que se reunirá com o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis para estudar uma possibilidade de acesso dos aposentados ao Restaurante Universitário a um valor acessível. O servidor aposentado Adegildo Férrer, presente à reunião, pediu que o Reitor verificasse o projeto do Sesc que concede esse acesso à comunidade no valor simbólico de R$ 1 (um real). Além disso, Adegildo destacou a importância da criação de locais de convivência para lazer e estímulo à leitura para os servidores na Casa de José de Alencar e demais locais na UFC. “A Casa deve ser mais utilizada, deve ser um espaço permanente para encontros à serviço da sociedade cearense e dos servidores, e não só nas atividades juninas”, defendeu Adegildo.
A coordenadora de Comunicação e Imprensa do SINTUFCe, Antonia Silva (Marli), reclamou ao Reitor a exclusão dos aposentados em atividades promovidas pelo projeto da UFC de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A diretora reivindicou o acesso, ampliando as ações de QVT aos aposentados. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFC, Prof. Serafim Firmo, disse que estudará melhor esse acesso, para a abertura de vagas tanto aos ativos quanto aos aposentados.
O servidor Pierre solicitou que a PROGEP crie uma política de capacitação e qualificação para aposentados. Segundo ele, mesmo não tendo repercussão financeira (com vistas ao PCCTAE), “ainda tem aposentado que gosta de estudar e de se qualificar, pensando em outras atividades voluntárias na UFC e fora dela”. O Reitor acolheu a proposta, disse ser “muito interessante a reivindicação”, e comprometeu-se a estudar uma forma de viabilizá-la por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progep.
Outra sugestão da coordenadora de Aposentados foi a realização de seminários na UFC de valorização aos servidores que estão se aposentando. Marlene propôs que esse servidores recebam, das mãos do Reitor, um simbólico Diploma de Honra ao Mérito pelos anos de dedicação na UFC em prol de toda a sociedade cearense. Jesualdo concordou e garantiu a continuidade do evento, atualmente promovido pela PROGEP. O gestor também comunicou aos presentes que, em breve, será criado um corredor cultural na Av. da Universidade, com a promoção de atividades que integrarão o Museu de Arte da UFC (MAUC), o Teatro Universitário e a Casa Amarela Eusélio Oliveira. A viabilização do projeto será possível a partir de investimentos já garantidos pelo governo federal, prefeitura de Fortaleza e governo do Estado.
A última reivindicação apresentada pela comissão do GT foi o apoio político do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES (e Reitor da UFC) para a luta pelo reposicionamento dos aposentados na tabela do PCCTAE. “Essa é uma luta em nível nacional que requer vontade política dos gestores das universidades federais do Brasil, para ações em prol da modificação da lei”, defendeu Marlene. O Prof. Jesualdo prontificou-se a contribuir para o avanço nessa pauta, comprometendo-se a apresentar essa questão ao Senador José Pimentel durante reunião já agendada com o parlamentar, que representa o governo federal no Senado.
No próximo mês de março, o sindicato se reunirá novamente com o professor Jesualdo Farias, que dará o resultado das reivindicações locais postas pelo GT Aposentados.
Participaram da reunião também os diretores do SINTUFCe Adeli Moreira (Comunicação e Imprensa) e Antonio Clécio.