SINTUFCE fortalece a consciência de classe com novo material sobre neoliberalismo e resistência

Neoliberalismo

Dando continuidade ao seu compromisso com a formação política da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) lança a apostila “Lutar Contra o Neoliberalismo: Estratégias de Resistência”, de autoria do coordenador geral do sindicato e servidor técnico-administrativo em educação (TAE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Wagner Pires.

O material inédito que se soma às ações formativas promovidas pelo SINTUFCE e está disponível gratuitamente para leitura e download.

📥 Acesse a apostila aqui:
https://www.sintufce.org.br/wp-content/uploads/2025/04/Neoliberalismo_2025-04-13-print.pdf

 

“Hoje, o principal inimigo da classe trabalhadora é o ideário neoliberal. Infelizmente, os governos de todos os matizes, influenciados pela grande mídia, seguem esse receituário, sejam de direita ou esquerda. Mesmo as trabalhadoras e trabalhadores têm se deixado ludibriar ao darem ouvidos a coachs, subcelebridades e outras estrelas das redes sociais que, quando não estão faturando ou afundando seus seguidores em sites de apostas, seguem estimulando seu padrão de vida ilusório como sendo meta de vida para as massas.

E aí vêm as tolices sobre empreendedorismo, que só disfarça o trabalho precarizado, as falas contra a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), num país em que se multiplicam os casos de trabalho análogo à escravidão e por aí vai.

Para combater tudo isso, precisamos de estratégias que possam furar as bolhas que os algoritmos das Big Tech criam. E para isso, nada melhor que analisar o neoliberalismo, situar a posição deste na luta de classes e avançar no combate.

Afinal, como diz Eduardo Galeano, em seu As veias abertas da América Latina: ‘a primeira condição para mudar a realidade consiste em conhecê-la.’

A presente apostila procura introduzir o leitor nos aspectos gerais do neoliberalismo e aponta algumas formas de atuação para esses turbulentos dias em que a racionalidade neoliberal impera.”

– Wagner Pires, autor

 

Sobre a apostila 

A obra reúne análise histórica, crítica econômica e propostas concretas de enfrentamento ao neoliberalismo. Com linguagem acessível, o material é dividido em seis capítulos:

  • Introdução: neoliberalismo no Brasil e no mundo
  • Liberalismo x Neoliberalismo: distinções essenciais
  • Gênese do neoliberalismo: das crises às soluções autoritárias
  • A batalha ideológica: mídia, fake news e cultura de mercado
  • A educação neoliberal: mercantilização e precarização
  • Estratégias de resistência: ações coletivas e valorização do público

A publicação dialoga com pensadores como Michael Apple, Pierre Dardot, Christian Laval e Eduardo Galeano, oferecendo um instrumento de formação voltado a trabalhadores e trabalhadoras, militantes, educadores e estudantes comprometidos com a construção de um projeto emancipador de sociedade.

Instrumento de luta

Durante a greve nacional da educação federal, o SINTUFCE realizou o curso “A luta de classes e os sindicatos”, com encontros formativos nas três universidades em que atua: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O curso buscou reforçar o papel estratégico da organização sindical na luta de classes e contou com grande participação da categoria.

O material utilizado na formação durante a greve também está disponível para acesso gratuito:

 📚 E-book “A luta de classes e os sindicatos”  https://www.sintufce.org.br/wp-content/uploads/2025/03/Ebook-Lutas-de-classes-e-os-sindicatos.pdf