SINTUFCE intensifica mobilização em Brasília com ato na Câmara dos Deputados

Ato em Brasília 19 de março de 2025 (6)

Na tarde desta quarta-feira (19), o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) participou de uma grande mobilização em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, local de intensa circulação de parlamentares. O ato reuniu servidores das bases da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), além de outras entidades. 

A mobilização teve como principal objetivo pressionar os parlamentares para a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), essencial para o funcionamento das instituições públicas e para a valorização dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE). Alrineide Pereira, coordenadora de Administração e Finanças do SINTUFCE, ressaltou a força do movimento: 

“As entidades se reuniram para fazer barulho mesmo, pressionar para que ocorram as reuniões devidas na Comissão Mista de Orçamento. Parece que o barulho incomodou e movimentou. Já acompanhamos os noticiários informando que os relatórios seriam apresentados e votados em plenário”.

A aprovação da LOA é essencial para garantir o reajuste dos servidores TAE, o repasse de recursos para as universidades e o funcionamento de diversos órgãos públicos e municípios. 

Semana de Mobilização 

Na manhã de terça-feira (18), o Aeroporto Internacional de Brasília foi palco de um ato organizado pela Fasubra, que contou com a participação de sindicatos de diversas partes do país, incluindo o SINTUFCE. Os servidores TAE e docentes recepcionaram os parlamentares com palavras de ordem, cartazes e faixas, exigindo urgência na votação da LOA. O som de tambores e apitos ecoou pelo saguão, garantindo que a pressão fosse percebida por deputados e senadores que desembarcavam na capital federal.

Ainda na terça-feira, no período da tarde, uma comitiva cearense formada por representantes do SINTUFCE percorreu os gabinetes dos deputados federais do Ceará, entregando um documento elaborado pela base da Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

A delegação cearense que participou das mobilizações em Brasília contou com as diretoras do SINTUFCE, Cássia Araújo e Alrineide Pereira, além dos representantes Liduína Santos (UFC), Sarah Ramos Medeiros (Unilab) e Yago Rodrigues (UFCA), todos eleitos pelos colegas em assembleias realizadas em suas respectivas instituições.