SINTUFCE intensifica pressão sobre parlamentares cearenses para aprovação da LOA

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 30 anos da Constituição Cidadã.

O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) iniciou, nesta sexta-feira (7), uma mobilização para pressionar os parlamentares cearenses a acelerarem a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA). A entidade enviou uma carta aos deputados e senadores do Estado cobrando urgência na aprovação da LOA e solicitando apoio na apresentação de emendas à Medida Provisória 1286/2024. As emendas têm o objetivo de corrigir pontos do acordo de greve de 2024 que ainda apresentam divergências com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

De acordo com Wagner Pires, coordenador-geral do SINTUFCE, a mobilização deve envolver não apenas os sindicatos, mas cada servidora e servidor público.

“Neste momento, temos que pressionar deputados e senadores para apressarem a votação da LOA. O SINTUFCE, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) e outros sindicatos filiados estão se mobilizando para pressionar os parlamentares. Cada servidora e servidor também pode contribuir enviando e-mails, cobrando nas redes sociais, marcando deputados e senadores. Constranger cada um e mostrar que atrasar a LOA é um verdadeiro tiro no pé”, enfatizou.

Impactos da Atraso na LOA

A Lei Orçamentária Anual é fundamental para garantir o financiamento das universidades e institutos federais, bem como para assegurar os reajustes salariais e benefícios acordados após a greve dos técnico-administrativos em 2024. Sem a aprovação da LOA, o pagamento de reajustes e a ampliação de investimentos na educação pública podem ser comprometidos.

A FASUBRA já vinha alertando para a necessidade de ajustes na MP 1286/2024, uma vez que alguns dos termos estabelecidos no acordo de greve foram interpretados de maneira distinta pelo governo federal. A correção dessas divergências depende da articulação política e da apresentação de emendas pelos parlamentares comprometidos com os direitos dos servidores.

Mobilização e Participação da Categoria

O SINTUFCE reforça a importância da participação ativa dos servidores para pressionar o Congresso Nacional. Além do envio de cartas e da cobrança direta nas redes sociais, os sindicatos têm promovido encontros com parlamentares para discutir a urgência da votação da LOA e a importância das emendas à MP 1286/2024.

A entidade destaca que a pressão popular será decisiva para garantir que a LOA seja votada o quanto antes.  O SINTUFCE seguirá acompanhando de perto as movimentações no Congresso e convocando a categoria para intensificar a luta pela garantia dos direitos conquistados.

Secretária do SINTUFCE

Bancada Cearense

Segue a lista dos deputados federais cearenses em exercício, juntamente com seus respectivos partidos e o usuário do Instagram:

🔹AJ Albuquerque– Progressistas (PP): @albuquerque.aj

🔹André Fernandes – Partido Liberal (PL): @andrefernm

🔹André Figueiredo – Partido Democrático Trabalhista (PDT): @depandrefigueiredo

🔹Célio Studart – Partido Social Democrático (PSD): @celiostudart

🔹Danilo Forte – União Brasil (UNIÃO): @depdaniloforte

🔹Dayany Bittencourt – União Brasil (UNIÃO): @dayanybittencourt

🔹Domingos Neto – Partido Social Democrático (PSD): @domingosneto

🔹Eduardo Bismarck – Partido Democrático Trabalhista (PDT): @eduardobismarckce

🔹Enfermeira Ana Paula – Partido Democrático Trabalhista (PDT): @enfermeiraanapaula

🔹Eunício Oliveira – Movimento Democrático Brasileiro (MDB): @euniciooliveira

🔹Fernanda Pessoa – União Brasil (UNIÃO): @deputadafernandapessoa

🔹Idilvan Alencar – Partido Democrático Trabalhista (PDT): @idilvanalencar

🔹José Airton – Partido dos Trabalhadores (PT): @joseairtoncirilo

🔹José Guimarães – Partido dos Trabalhadores (PT): @dep_guimaraes

🔹Júnior Mano – Partido Liberal (PL): @juniormanodep

🔹Luiz Gastão – Partido Social Democrático (PSD): @luizgastaoce

🔹Luizianne Lins – Partido dos Trabalhadores (PT): @luiziannelins

🔹Matheus Noronha – Partido Liberal (PL): @matnoronha

🔹Mauro Filho – Partido Democrático Trabalhista (PDT): @mauro_benevidesfilho

🔹Moses Rodrigues – União Brasil (UNIÃO): @mosesrodriguesoficial

🔹Robério Monteiro – Partido Democrático Trabalhista (PDT): @dep.roberiomonteiro

🔹Yury do Paredão – Partido Liberal (PL): @yurydoparedao

 

No Senado Federal, o Ceará é representado pelos seguintes senadores:

🔹Augusta Brito – Partido dos Trabalhadores (PT): @augustabritooficial

🔹 Cid Gomes – Partido Socialista Brasileiro (PSB): @senadorcidgomes

🔹 Eduardo Girão – Partido Novo (NOVO):  @eduardogiraooficial

 

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado