O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) parabeniza os 30 servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovados no Curso de Especialização em Gestão Universitária (GUNI). A pós-graduação, promovida pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão eficiente de instituições de ensino superior.
Ao todo, foram ofertadas 40 vagas, das quais 30 foram destinadas a servidores da UFC e 10 a servidores de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A UFC assumiu integralmente o financiamento das vagas destinadas aos seus servidores, enquanto os servidores das demais IFES ou suas respectivas instituições deverão arcar com o custo de R$ 4.653,65 para a realização do curso.
O GUNI será realizado na modalidade online, com uma duração de 18 meses e uma carga horária total de 480 horas. As aulas estão programadas para acontecer às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O processo seletivo ocorreu entre novembro e dezembro de 2024 e contou com duas etapas: análise de currículo e histórico acadêmico, seguida de entrevista. A aula inaugural está marcada para o dia 31 de março de 2025, e as atividades acadêmicas terão início em 4 de abril.
O coordenador-geral do SINTUFCE, Wagner Pires, destacou a importância da qualificação para os servidores técnico-administrativos em educação (TAE). “Realizar uma especialização como a promovida pelo GUNI é mais uma ferramenta de capacitação dos TAE, voltada ao diálogo com a Universidade”, afirmou.
O SINTUFCE reforça seu compromisso com a qualificação e a valorização dos servidores públicos, reconhecendo a importância da gestão universitária na consolidação de uma educação pública, gratuita e de qualidade
Confira a lista de aprovados: https://guni.ufc.br/wp-content/uploads/2025/01/resultado-1a-fase-guniassinado-1.pdf
Crédito da imagem: UFC