O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce) parabeniza os servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará, que comemorou, na última sexta-feira (16), seu cinquentenário, em cerimônia com a presença de gestores, ex-gestores e cientistas que marcaram a história da UFC e da ciência no Estado.
A solenidade também foi marcada pela entrega de placas de reconhecimento em homenagem a servidores ativos e aposentados, integrantes das coordenadorias da PRPPG e ex-pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. Aldemir Silva, servidor da secretaria administrativa da PRPPG, trabalha na instituição há dez anos e foi um dos servidores homenageados pelo reconhecido serviço prestados à Universidade. “Sinto-me muito honrado por esse reconhecimento e espero poder continuar colaborando ainda por muitos anos com essa instituição tão querida que é a nossa UFC”, disse.
Para a secretária executiva do Poleduc, Fernanda de Araújo, outra servidora homenageada na cerimônia, esse momento também foi de gratidão. “Ser reconhecida pelos dez anos dedicados ao Mestrado em Políticas Públicas é muito gratificante para todos nós. Agradeço a Deus e a minha família por esta oportunidade”, frisou a servidora.
Durante a cerimônia, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, ressaltou o legado da PRPPG e o histórico de sucesso da instituição e sua contribuição para a universidade. “A PRPPG tem marcos muito importantes. E devemos ressaltar a visão pioneira de nosso fundador, o reitor Antonio Martins Filho, e do Prof. Prisco Bezerra [presidente da Comissão Central de Pesquisa, embrião da PRPPG]. A internacionalização e a inovação tecnológica, que atualmente são marcas da UFC, já eram praticadas por eles”, destacou o reitor Henry Campos, que, em seguida, direcionou seus agradecimentos ao atual titular da PRPPG, Antônio Gomes. “O Prof. Gomes deu uma contribuição ímpar nos resultados que hoje colhemos. Soube construir pontes e cultivar uma política de valorização das pessoas, dos nossos pesquisadores”, concluiu.
Em seu discurso, o Prof. Gomes agradeceu à equipe da PRPPG e à comunidade acadêmica. “Fico muito satisfeito em ter participado desse processo, junto com meus coordenadores, mas isso só foi possível graças à história bem alicerçada da UFC e desta pró-reitoria. Mas de nada adianta os gestores tomarem decisões no plano estratégico se a equipe de servidores técnico-administrativos não for eficiente para implementá-las, e nem se a comunidade não estiver disposta a colaborar. E eu encontrei ambos os segmentos muito afinados, sou muito grato”, afirmou o gestor.
Sobre a UFC
Atualmente, a área de pesquisa e pós-graduação da UFC é uma das maiores responsáveis pelo bom desempenho da Universidade nos principais rankings nacionais e internacionais do ensino superior. A UFC é a instituição do Norte e Nordeste com o maior percentual de programas de pós-graduação com excelência internacional e nacional: 46% dos programas. É, ainda, a primeira do Brasil na proporção de artigos entre os 10% mais citados no mundo.
A UFC também está entre as 10 instituições brasileiras com mais pedidos de patentes registrados – isso para citar apenas algumas das conquistas dos últimos anos, marcados por grandes parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, aumento do número de bolsistas de produtividade do CNPq (superando a marca de 323), dentre outras.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC