Sintufce participa de ato no pátio da Reitoria contra intervenção na UFC

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce) participou, na manhã desta segunda-feira, 26, no pátio da reitoria da UFC, de um ato em protesto contra a intervenção na universidade, em razão da nomeação do reitor Cândido Albuquerque. A manifestação reuniu, além do Sintufce, estudantes e representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc).

Durante o ato, o Sintufce questionou a presença de homens não identificados que estariam fazendo registro de fotos e vídeos dos integrantes do movimeneto. O superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Ademar Gondim, justificou a presença dessas pessoas, alegando que “estavam cuidando da segurança de transeuntes e do patrimônio da universidade.”

Para Gondim, o “movimento é contraditório por estar intimidando o novo reitor de entrar na universidade”. Entretanto, conforme defendeu a coordenadora Geral do Sintufce, Keila Camelo, o ato foi pacífico, sem nenhuma intenção de depredação ou de restrição do acesso de Cândido Albuquerque à Reitoria. “Temos compromisso com essa instituição e estávamos ali apenas manifestando nosso repúdio à intervenção na UFC e os portões permaneceram todos abertos para que o reitor entrasse quando quisesse”, disse a diretora.