SINTUFCE participa de discussão sobre o futuro dos Hospitais Universitários e reformas na gestão

Nesta terça-feira, a coordenadora de Administração e Finanças do SINTUFCE, Cássia Araújo, representou o sindicato em uma reunião online com a coordenação da Saúde e Hospitais Universitários da FASUBRA. O encontro teve como objetivo discutir questões pertinentes à saúde nos hospitais universitários e avançar nas reivindicações da categoria.

“A reunião foi bastante produtiva no sentido de que, unidos por um objetivo em comum, podemos ter esperanças para melhorar nossa permanência saudável em nossos hospitais universitários. Temos que ter disposição para fazermos a diferença”, afirmou Cássia Araújo.

A coordenadora também elogiou a iniciativa da Federação em criar uma pasta exclusiva para os Hospitais Universitários, uma inovação que promete trazer avanços significativos para as reivindicações da área. “É importante destacar a sensibilidade da Federação na inserção de uma pasta, não existente anteriormente, exclusiva dos Hospitais Universitários. Isso representa um grande salto para as reivindicações antigas da saúde. Entendemos que 13 anos de EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) trouxeram desafios complexos, e os problemas não serão resolvidos em uma única gestão, mas já demos um grande passo”, ressaltou.

Além disso, a pauta da reunião incluiu o Encontro da Saúde, que será realizado no mês de novembro em Brasília, previsto para ser um espaço de debate sobre os problemas enfrentados nos hospitais universitários. “Debateremos problemas inerentes a todos os hospitais, será um grande evento para o compartilhamento de ideias, experiências e possíveis soluções para os desafios que enfrentamos diariamente”, completou Cássia Araújo.

 

Fasubra se reúne com a Ebserh

Na tarde da última quarta-feira, (21), foi realizada uma reunião entre a Direção Nacional da FASUBRA com representantes da EBSERH. Os dirigentes da Fasubra entregaram o projeto dos Hospitais Universitários desenvolvido pela federação.Para o coordenador de saúde e Hospitais universitários da Fasubra, Mario Junior, o encontro foi muito positivo, pois foi avança a pauta sobre a necessidade de instituir mecanismos que busquem democratizar a gestão dos hospitais universitários, mais próximos aos princípios do SUS, e com a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Foi também debatido sobre o desejo da Fasubra em que os superintendentes dos hospitais universitários sejam escolhidos pela comunidade escolar. Foram tratados também questões pontuais sobre problemas que estão acontecendo em hospitais de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e sobre a atuação do movimento sindical dentro das instalações dos Hospitais Universitários.

Com informações da Fasubra