A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce) compôs a comitiva cearense presente na Plenária Nacional da FASUBRA, realizada nos dias 14 e 15, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Brasília, com a participação de 150 pessoas de 36 entidades de base de vários estados brasileiros.
A Plenária teve início com os informes de base e o posicionamento em relação ao projeto Future-se, que busca acabar com a universidade pública, gratuita e de qualidade, com a intervenção da iniciativa privada. Além disso, a assessoria jurídica da FASUBRA Sindical falou ainda sobre as principais ações em andamento, em razão dos constantes ataques do atual governo à educação, às entidades sindicais e aos trabalhadores brasileiros.
Cláudio Santos, advogado da Federação, mencionou os ataques à autonomia universitária, a reforma administrativa e o Decreto 9991/2019, que trata da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento, entre outros aspectos.
Em relação à reforma administrativa do governo, Santos afirmou que está em curso um projeto de “modernização” que, na verdade, significa retirar direitos, demitir servidores e enxugar o Estado. Outro assunto destacado pelo advogado foi o grupo de estudo criado pelo governo que poderá atingir o direito coletivo do trabalho e a organização sindical brasileira.
Com informações da FASUBRA Sindical
Clique AQUI para ver mais imagens da Plenária.