SINTUFCE participa de reunião entre UFCA e IFCE para criação de mestrado com vagas exclusivas para servidores TAE

Em uma iniciativa voltada para a capacitação e valorização dos técnicos administrativos em educação (TAE), o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) participou de uma reunião com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (18) no campus da UFCA em Juazeiro do Norte, teve como objetivo alinhar a criação de vagas exclusivas para TAEs nos cursos de mestrado oferecidos pela UFCA em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

“Começamos as primeiras conversas para alinhar as vagas dos TAE nos mestrados oferecidos pela universidade, para que possamos nos qualificar”, destaca o coordenador de campi avançado do SINTUFCE, Gedeão Correia. A reunião contou com a presença de representantes da UFCA e do IFCE, incluindo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA, Claudener Teixeira, além de representantes da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira da UFCA (CIS) e de professores do campus do IFCE em Juazeiro do Norte.

A criação de vagas específicas é vista como um passo fundamental para a implementação futura do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), um instrumento que faz parte do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). O RSC visa valorizar os saberes não instituídos e as competências desenvolvidas pelos TAEs ao longo de suas carreiras.

O SINTUFCE tem atuado como intermediador nessa articulação, buscando garantir o acesso dos TAEs às oportunidades de pós-graduação. “Essa foi a primeira reunião que estamos articulando as questões do acesso, mas esperamos que as vagas do mestrado para os TAE já sejam implantadas no próximo ano”, acrescentou Correia.

A parceria entre UFCA e IFCE representa um avanço significativo na promoção da educação continuada e na valorização dos profissionais técnicos administrativos, contribuindo para o fortalecimento das instituições de ensino e para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

ufca2