SINTUFCE participa de reunião que avança em pautas estratégicas da UFC para os servidores TAE

A alta gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) se reuniu nesta quarta-feira, 29, com representantes dos servidores técnico-Administrativos em educação (TAEs). O encontro foi um marco na interlocução da categoria com a administração da universidade, trazendo avanços importantes em temas como capacitação, representação nos colegiados e melhorias estruturais.

A coordenadora de Administração e Finanças do SINTUFCE, Cássia Araújo, destacou a importância desse diálogo direto com a Reitoria.

“A reunião concretizou um pedido da base, ainda na greve. A gestão abriu espaço para tratar de assuntos represados desde administrações anteriores, o que demonstra boa vontade para resolver questões pendentes dos TAEs. Nossa expectativa é que esses encontros se tornem frequentes”.

Além da diretora do SINTUFCE,  os servidores TAEs foram representados por Mari Gondim, Elaine Teixeira, João Victor Serra e Heveline Ribeiro, do Conselho Universitário (CONSUNI); Cláudia Lóssio e Daniel Farias, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical); e João Portácio Filho e José Hemison de Sousa Magalhães, da Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE (CIS) 

A alta gestão da UFC foi representada pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Feitosa Soares; o Pró-Reitor Adjunto, Marlon Bruno Matos Paiva; o Assessor Especial do Gabinete do Reitor, Professor Ciro Nogueira Filho; o Coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonseca; e o Reitor Custódio Almeida.

Principais deliberações

1. Operacionalização da CIS (Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos TAEs): Cada membro da CIS poderá dedicar dois turnos semanais às atividades da comissão, conforme portaria a ser emitida pela PROGEP. O Regimento Interno da CIS será encaminhado ao CONSUNI para aprovação. A PROGEP se comprometeu a disponibilizar uma estação de trabalho na Central de Relacionamento e salas de reunião sempre que necessário.

2. TAEs na Pós-Graduação e Capacitação: A PROGEP está regulamentando a participação dos TAEs na pós-graduação. Será disponibilizada uma vaga por edital em cada processo seletivo. O documento com regras e diretrizes será finalizado até o final de março. Cursos de línguas nas Casas de Cultura e disciplinas da pós-graduação serão considerados Ação de Desenvolvimento em Serviço, sem necessidade de compensação de horário. Os servidores TAE interessados devem registrar essa intenção no formulário de capacitação e afastamentos da PROGEP.

3. Representação dos TAEs no CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão): Será solicitada a inclusão do tema em pauta no CEPE, com pedido inicial de três vagas para titulares e suplentes.

4. Representação dos TAEs nos Departamentos Acadêmicos:  A proposta gerou amplo debate, devido à diversidade dos departamentos e ao impacto político da mudança. Inicialmente, será indicado um representante titular e um suplente para cada departamento. O tema será levado ao CONSUNI para formalização.

Próximos passos e nova reunião agendada

A reunião se estendeu além do previsto e algumas pautas ficaram para o próximo encontro, marcado para 21 de fevereiro. Na ocasião, serão discutidos:

●     EBSERH (revisão do contrato e problemáticas);

●     Sistema de Ponto do Complexo Hospitalar;

●     Criação de uma agenda fixa de audiências da Reitoria com os TAEs.

Os encaminhamentos foram avaliados como positivos pela representação sindical.

“Sabemos que a agenda da Reitoria é cheia, mas abrir espaço para discutir demandas históricas dos TAEs demonstra um avanço na relação institucional. Para um primeiro encontro pós-greve, a reunião foi muito produtiva”, concluiu Cássia Araújo.

O SINTUFCE continuará acompanhando e cobrando a efetivação dos encaminhamentos e reforça a importância da participação dos servidores nas discussões sobre os rumos da carreira e da universidade.

Foto: Ribamar Neto/ UFC