SINTUFCe participa do Fórum dos Servidores do ICA

Na tarde do dia 26 de setembro, o SINTUFCe participou do Fórum dos Servidores do Instituto de Cultura e Arte. Marcado pelo debate saudável e pelos esclarecimentos sobre questões que envolvem a qualidade de vida do servidor técnico na UFC, o fórum contou, dentre as principais matérias, com esclarecimentos sobre ponto eletrônico e sobre a carga horária dos técnicos de laboratório em radiodifusão.

Na tarde do dia 26 de setembro, o SINTUFCe participou do Fórum dos Servidores do Instituto de Cultura e Arte. Marcado pelo debate saudável e pelos esclarecimentos sobre questões que envolvem a qualidade de vida do servidor técnico na UFC, o fórum contou, dentre as principais matérias, com esclarecimentos sobre ponto eletrônico e sobre a carga horária dos técnicos de laboratório em radiodifusão.

Da diretoria colegiada, estiveram presentes Augusto Durval (Campi Avançados), Djalma Siqueira (Administração e Finanças), Eliedir Trigueiro (Educação e Cultura), Marlene de Paula (Aposentados e Pensionistas)  e Telma Araújo (Geral), que puderam resumir para os técnicos do ICA de que forma a implantação do ponto eletrônico vem sendo conduzida pela administração superior da universidade e de que forma os servidores, unidos, podem lutar contra possíveis imposições e medidas que se caracterizam como retrocesso no que se refere à Gestão de Pessoas no Serviço Público. Foi consenso entre os presentes a constatação de que, sobre a implantação do ponto eletrônico na UFC, não houve diálogo com os servidores técnicos, justamente os mais envolvidos no assunto. Heveline Ribeiro, representante do Fórum dos Servidores do ICA, ressalta a disponibilidade do sindicato em participar do encontro e elucidar essa questão com outros servidores. “Também foi importante porque o sindicato mostrou que existe uma proposta a ser discutida pela categoria”, diz ela, reconhecendo que o SINTUFCe está atento à discussão.  
 
Sobre a carga horária específica da categoria dos radiodifusores, que possuem regulamentação própria prevista em lei, os técnicos do Instituto de Cultura e Arte esclareceram a especificidade desta categoria dentro da UFC e apresentaram documentos que comprovam a necessidade de adequação, por parte da universidade, no cumprimento de carga horária de 30h semanais para os técnicos que trabalham em radiodifusão, como é o caso de alguns cargos diretamente ligados aos cursos de Comunicação Social e Cinema e Audiovisual. Marcos Antônio da Silva, técnico em edição de vídeo do ICA, diz que a universidade, por desconhecer ou mesmo ignorar a Lei 6.615, que regulamenta a profissão de radialista, encontra-se irregular e deixa irregular o exercício dos profissionais da área. “Nossa luta é convencer a universidade de que nós somos radiodifusores e que nós temos o direito a uma carga horária menor. Em qualquer outro lugar fora da universidade, essa regulamentação é respeitada”, completa Marcos.
 
Um pedido administrativo já foi feito, com intermédio do sindicato, e apresentado ao setor jurídico da universidade, que o negou depois de nove meses de espera. Foi salientado durante o Fórum que a mesma irregularidade não acontece com outras categorias que, também por força de lei, possuem regulamentação própria da profissão. Os técnicos do ICA contam com o apoio do SINTUFCe para, juntos, buscar alternativas a fim de regularizar a situação dos servidores da radiodifusão.
 
Técnicos do ICA unidos
Os servidores técnico-administrativos do Instituto de Cultura e Arte, da Universidade Federal do Ceará, vêm se reunindo há dois anos e já é exemplo de organização na UFC. Os encontros mensais frequentemente são transformados em fóruns de debate ou em seminários, sempre contando com a presença de servidores convidados de outros departamentos. Em clima descontraído e amigável, os técnicos do ICA tem a oportunidade de discutir a realidade do próprio trabalho, propor soluções para os problemas discutidos e adquirir conhecimentos relacionados a outros setores da universidade. O grupo, aos poucos, vem adquirindo um caráter político, colocando as pautas de reinvindicação em evidência no âmbito administrativo do Instituo de Cultura e Arte. Além disso, é no Fórum onde acontece uma maior interação entre os setores e funcionários, que também celebram as conquistas individuais e profissionais coletivamente.

Texto: Regis Torquato Tavares ( servidor do ICA )
Foto: Tereza Araújo