SINTUFCE participa do Seminário Nacional da Carreira – 10 anos de PCCTAE

Objetivo geral do evento foi discutir a Carreira e concepção de Estado

 

RELATÓRIO

Evento: Seminário Nacional da Carreira – 10 anos de PCCTAE – Perspectivas para a carreira dos TAE

Objetivo geral: discutir a Carreira e concepção de Estado.

Local: Hotel Aracoara (Brasília/DF)

Dias: 22 e 23/11

 

Estiveram presentes 29 entidades da base da federação, inclusive o SINTUFCE, com as três coordenadoras, Telma Araújo, Lurdes Sousa e Adeli Gomes. Na abertura, a direção da FASUBRA cumprimentou a todos os participantes e ressaltou a necessidade de pensar as formas de aprimorar a Lei da Carreira (Lei 11.091/2005), que completará 10 anos em janeiro 2015. Os trabalhos iniciaram por volta de 11 horas, o debate foi dividido em dois temas: Estruturação da Carreira na Administração Pública e Concepção de Carreira. No primeiro, foi feito um resgate histórico do processo de constituição do estado, a forma como são elaboradas as diretrizes de planos de carreira pelos governos e a lógica opressiva que tenta reduzir direitos dos trabalhadores. O palestrante foi o Sr. Paulo Henrique, coordenador geral da entidade. Ao final da sua exposição, causou surpresa a todos os presentes, quando afirmou a fragilidade e fracasso do PCCTAE (na alteração do anexo III), na sua ótica sobre a quebra da linearidade salarial negociadas nas últimas greves com o governo, quando as bases dos TAES aceitaram.

 

Na parte da tarde, o coordenador Celso Carvalho ressaltou os principais conceitos que fundamentam a carreira dos técnico-administrativos em Educação e a sua importância para o fomento do servidor  como sujeito no processo de trabalho e na carreira, por meio da participação no planejamento, na avaliação institucional, de desempenho e da capacitação. A outra palestrante, a sra. Fátima, integrante do CNS, fez um resgate sobre o PCU, racionalização, reposicionamento dos aposentados e as novas possibilidades para o PCCTAE na reestruturação por meio de 2 macrocargos.

 

Ao final das falas, o debate ressaltou em várias falas a necessidade de se rever o Plano de Cargos e Carreiras dos Trabalhadores Técnico-administrativos na busca de valorização profissional, melhores condições de trabalho e formação continuada e não se discutir a questão dos macrocargos. No segundo dia, domingo (23), pela manhã, os temas tratados (no primeiro dia) na abertura do encontro fomentaram as atividades dos grupos de trabalho, com varias avaliações e encaminhamentos organizando as propostas de cada entidade sindical discutidas em suas bases, para serem entregues a direção da FASUBRA, no período da tarde do dia 23, quando foi encerrado  o Seminário.

Telma Araújo

Adeli Gomes

Lurdes Souza

 

Notícias RElacionadas