O serviço de apoio aos idosos é realizado às terças, quartas e quintas-feiras à tarde
Marta Souza, 66 anos, servidora aposentada da UFC – onde dedicou-se por anos ao trabalho no HUWC, uma das fundadoras do Coral Vozes do SINTUFCE, à época da Asaufc, visitou a sede do SINTUFCE, no último dia 22 de janeiro. Ela foi recebida na sala da Coordenação de Aposentados e Pensionistas do SINTUFCE, e teve suas dúvidas sobre processos judiciais, direitos e serviços do sindicato esclarecidas. “Sempre que sei de alguma novidade ou preciso de algum esclarecimento eu venho aqui, porque sei que sou bem recebida e me explicam bem o que quero saber”, disse.
Na mesma manhã, outros três aposentados foram recebidos pela coordenadora de Aposentados e Pensionistas do SINTUFCE Marlene de Paula, que presta este atendimento aos aposentados às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 13 horas, na sede do sindicato. “É comum nossos colegas aposentados virem ao sindicato com a necessidade de serem ouvidos; de compartilharem seus problemas, inclusive, de conflitos domésticos; e em busca de uma orientação sobre como proceder para resolver questões junto à universidade ou à Justiça”.
A diretora explica que vem se multiplicando os casos de golpes de empréstimos, descontos indevidos de seguros em geral e injustiças sofridas em ambiente doméstico relatados por aposentados da universidade. “Nós fazemos esse trabalho de ouvidoria, apoio e encaminhamento, em parceria com a Assessoria Jurídica do SINTUFCE e com órgãos competentes externos ao sindicato, no esforço em solucionar e cessar essas agressões e desrespeito à dignidade e aos direitos dos idosos”.
Marlene reforça que a iniciativa vislumbra “fazer valer o Estatuto do Idoso, promover o empoderamento das pessoas acima de 65 anos, de forma que elas saiam da condição de vulneráveis, tornando-as pessoas que exercem a cidadania e que não abrem mão de seus direitos”. O trabalho também é realizado nos Encontros de Aposentados do SINTUFCE pelas coordenadoras de Aposentados e Pensionistas da SINTUFCE Luzia Carvalho Nobre e Marlene de Paula. “Elaboramos e distribuímos informativos e cartilhas, especialmente, produzidas para lembrá-los e alertá-los sobre leis, projetos, medidas do governo e dicas de qualidade de vida. E eles gostam muito!”.
Um dos pontos altos desse trabalho foi a realização do Encontro de Aposentados com a presença da defensora pública Isabelle de Menezes Ferreira e participação da coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho, da Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPS/UFC), Márcia Martins, em novembro de 2013. A palestra abordou o tema “Os dez anos do Estatuto do Idoso. Violência contra a pessoa idosa”. Segundo Marlene, o tema foi escolhido em virtude de denúncias que chegaram ao sindicato de maus tratos que alguns aposentados vem sofrendo dentro e fora de casa. “Nós mostramos aos nossos colegas a importância da Defensoria Pública como amiga da pessoa idosa. Divulgamos endereços, telefones e a disponibilidade da Associação de Defensores Públicos do Estado do Ceará, que está recebendo também demandas dos servidores. Com isso, nós buscamos a redução de danos causados pela violação de direitos e a cidadania”, explicou a coordenadora.
O Estatuto do SINTUFCE atribui à Coordenação de Aposentados e Pensionistas do SINTUFCE, dentre outras, a competência de (III) acompanhar, juntamente com a Assessoria Jurídica do SINTUFCe, as alterações ou possibilidades de alteração da legislação que afetem esses servidores, e (IV) trabalhar pela organização dos aposentados da categoria e, em geral, com vistas a obter maiores conquistas para a classe. “O SINTUFCE sempre estará vigilante e reativo às ameaças aos direitos que assistem os aposentados, e empenhado na integração e qualidade de vida desses colegas que tanto se doaram para o movimento sindical e que contam, agora, com o apoio de toda a categoria em defesa de suas conquistas e mais avanços”.
Serviço
Atendimento a aposentados no SINTUFCE
Dias/hora: terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 13 horas
Local: Sala da Coordenação de Aposentados, na sede do SINTUFCE
Informações: 3052.3656 – coordenadora Marlene de Paula
Clique para acessar a Cartilha – Direitos dos Idosos produzida e distribuída pelo SINTUFCE.