Sintufce promove debate com deputado Renato Roseno sobre conjuntura nacional

Com o objetivo de discutir a conjuntura política nacional e os ataques do governo Temer contra os direitos da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) realizou, nesta sexta-feira, 29, no auditório da Reitoria da UFC, um debate com participação do coordenador geral do Sindicato, José Raimundo Soares, e do deputado estadual Renato Roseno (Psol).

Na ocasião, o parlamentar fez um alerta sobre a necessidade de reação à apatia da população e de manifestação coletiva em relação a todos os elementos nocivos impostos pelo atual governo. “Essa desânimo coletivo é socialmente construído e utilizado como arma de dominação. Produz-se nas pessoas a ideia de que é impossível resistir. Por isso, a nossa resistência é o caminho para nos fortalecermos enquanto movimento. Se a gente se movimentar, a porta do nosso futuro estará aberta a mudanças para que ele seja melhor”, disse.

Durante o debate, a coordenadora geral do Sintufce, Keila Camelo, lembrou que a entidade está cumprindo um calendário de lutas definido na última plenária da Fasubra, que aprovou a deflagração de greve dos trabalhadores técnico-administrativos em educação a partir do dia 23 de outubro. “Queremos uma greve consciente e responsável, por isso, estamos realizando enquetes em todos os setores da universidade e só vamos parar se a base indicar essa posição. Ou fazemos uma greve com correlação de forças ou perderemos conquistas históricas para a nossa categoria, como o PCCTAE”, alertou.