O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) realizou, na manhã desta terça-feira, 15 de abril, duas assembleias com os servidores técnico-administrativos em educação (TAE): uma na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e outra na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
As duas assembleias tiveram como pautas os informes gerais, análise de conjuntura e a escolha de delegados para representar a base na Plenária Nacional Virtual da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), marcada para os dias 25 e 26 de abril.
Unilab: mobilização híbrida e escolha de delegados
A assembleia da Unilab foi realizada de forma híbrida, com parte dos participantes reunidos presencialmente na sala 309 (Laboratório de Biologia Geral), no bloco C do campus das Auroras, na zona rural de Redenção (CE), e outra parte acompanhando online.
A condução da assembleia ficou sob responsabilidade das diretoras do SINTUFCE, Karla Florentino (coordenadora de campi avançado) e Alrineide Pereira (coordenadora de administração e finanças).
“A gente fez uma breve análise de conjuntura sobre toda a expectativa em torno do cumprimento das demais pautas do acordo de greve. Todo mundo ainda está apreensivo. Sobre a escolha dos delegados, apenas uma chapa se inscreveu, formada pela aliança entre os grupos Taes na Luta e Travessia, que resultou em Lucas Lucena como titular e Sarah Ramos Medeiros como suplente. A chapa foi aprovada por ampla maioria dos presentes e dos que estavam online”, afirma Alrineide Pereira.




UFCA: expectativa orçamentária e articulação política
Na UFCA, a assembleia ocorreu de forma híbrida no campus de Juazeiro do Norte, com parte dos servidores reunidos na sala M05 e outra parte acompanhando virtualmente.
“Foi uma assembleia muito boa. Conversamos sobre a situação da nossa carreira, após toda essa espera pela votação do orçamento. Agora, todo mundo está na expectativa pelo reajuste e pelas demais conquistas. Também encaminhamos um diálogo com o pessoal da Proplan — Pró-Reitoria de Planejamento — para ver como o sindicato pode colaborar na luta por mais orçamento para a universidade, para que a conta feche no fim do ano. Além disso, foi retirada a chapa que representará nossa base na plenária virtual da Fasubra, tendo Breno Alves como delegado”, relata Gedeão Correia, coordenador de campi avançados do SINTUFCE.




Plenária Nacional Virtual da Fasubra
Nos dias 25 e 26 de abril de 2025, a FASUBRA realizará uma Plenária Nacional Virtual para avaliação da atual conjuntura política. A federação, da qual o SINTUFCE é filiado, está em Estado de Greve — mecanismo de mobilização que intensifica a pressão pela implementação integral do Termo de Acordo de Greve nº 11/2024, assinado em 27 de junho de 2024.
As três bases representadas pelo SINTUFCE — UFC, UFCA e Unilab — já aprovaram o Estado de Greve em assembleias e estão, agora, escolhendo seus delegados para participação ativa na plenária virtual.