O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) doou, nesta segunda-feira, 20, cerca de mil protetores faciais (face Shields) a profissionais de saúde do Complexo Hospitalar e do Centro de Desenvolvimento Familiar – CEDEFAM, na Universidade Federal do Ceará (UFC).
De acordo com Keila Camelo, coordenadora Geral do Sintufce e servidora aposentada do Hospital Universitário Walter Cantídio, esses equipamentos de proteção estão sendo produzidos na Universidade Federal do Cariri (UFCA), com apoio de várias instituições, entre elas, o próprio Sintufce. “Parte dessa produção começou a ser distribuída pelo Sintufce e vai garantir mais segurança aos nosso profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento nas unidades de saúde da UFC”, disse a coordenadora.
Keila Camelo, coordenadora Geral do Sintufce e Rita Paiva, chefe da Divisão de Enfermagem do HUWC durante a entrega dos protetores faciais.
A entrega dos equipamentos causou um grande alívio a esses servidores, como informou Cássia Araújo, servidora da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) e coordenadora de Assuntos Jurídicos do Sintufce. “Esses protetores são uma barreira a mais para reduzir o risco de infecção desses profissionais que estão no dia-a-dia, na linha de frente, que deixaram sua família em casa para cuidar da saúde da população. É muito importante eles receberem esse reconhecimento do sindicato. Essa iniciativa é também uma forma de abraço do Sintufce aos profissionais da saúde da nossa universidade. Isso representa mais uma prova do trabalho incessante do sindicato, mesmo durante o período de quarentena, pois contribuir com a segurança do nosso servidor é mais uma forma de combater o avanço da Covid-19”, disse.
A coordenadora do Sinfuce, Cássia Araújo (no canto esquerdo da imagem) durante a entrega dos equipamentos de proteção aos profissionais da Meac.
As chamadas face shields, como são conhecidos os protetores faciais, são equipamentos destinados ao uso das pessoas que desempenham atividades expostas a aerossóis ou gotículas, como é o caso dos profissionais de saúde que atendem pacientes sob suspeita de terem contraído a Covid-19: doença causada pelo novo Coronavírus.
Produção na UFCA
Conforme informou o chefe de gabinete da Reitoria da UFCA, Assis Nogueira (no canto direito da imagem), a matéria-prima disponível é o maior limitador para manter a produção, que pode chegar até 1.200 por dia, caso haja material disponível. “Para solicitar o equipamento, é necessário encaminhar ofício à Reitoria da UFCA, informando a necessidade e a quantidade. A universidade sugere contrapartida de apoio em materiais, caso a instituição que demande os equipamentos tenha condições de oferecê-la, para permitir a confecção de mais máscaras”, explicou.
Assis Nogueira reconhece a iniciativa da atual diretoria do Sintufce, diante desse cenário tão delicado, em que não podem ser poupados esforços para o enfrentamento ao COVID-19. “É um momento de união, no qual as instituições devem se somar no enfrentamento dessa doença e o sindicato, enxergando essa responsabilidade social, não se furtou a estar junto da universidade nesse momento”, frisou.
Foto: Divulgação
Sintufce na quarentena
A Diretoria colegiada do Sintufce frisa que, apesar da suspensão temporária de suas atividades sindicais presenciais, não parou um só instante e não vai parar. Conforme frisou Wagner Pires, coordenador de Campi do Sintufce, o isolamento social é a principal arma para salvar vidas e o sindicato não pode ser irresponsável com seus sindicalizados nem com seus colaboradores.
“Por isso, estamos realizando atividades remotas como audiências online com as reitorias e mantendo nossos canais abertos com os servidores em todo o Ceará, bem como acompanhamos o andamento dos ataques no congresso”, disse. “Precisamos que essa quarentena seja de luta, dialogando com a sociedade sobre a defesa das Universidades, ao mesmo tempo que mostramos a importância dessas instituições de ensino, por meio de ações como essa, na qual o Sintufce forneceu material à UFCA para a produção de equipamento de proteção para quem está na linha de frente da luta contra o Coronavírus. Fazemos o chamado para que os servidores apoiem o seu sindicato, que continua na luta pelos direitos e pela saúde”, finalizou o diretor.
Clique aqui para ver mais imagens da distribuição dos EPIs realizada pelo Sintufce na UFC
Com informações do Portal da UFCA: https://ufca.edu.br