Na noite desta terça-feira, 3 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) promoveu a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Combate às Opressões. A iniciativa busca debater e enfrentar questões relacionadas à luta contra opressões, especialmente as de gênero e raciais. O coordenador geral do SINTUFCE acompanhou a reunião, que também contou com a participação de Vagner Almeida, Luar Santana e Bianca Zupiroli, diretores da FASUBRA responsáveis pela pasta de combate às opressões.
O encontro online, que teve mediação da servidora TAE da Unilab, Ana Hérica Brasil Figueiredo, reuniu servidoras e servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), evidenciando a importância de organizar a categoria contra qualquer forma de preconceito e opressão nos ambientes acadêmicos e de trabalho. O grupo pretende desenvolver ações e discussões que promovam um ambiente mais inclusivo e respeitoso dentro das universidades federais.
A criação do GT reforça o compromisso do SINTUFCE em atuar não apenas na defesa de direitos trabalhistas, mas também na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo todas as formas de discriminação.