SINTUFCE sedia plenária do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público no Ceará

reunião do fórum

Na última sexta-feira, 24, a sede do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), localizada no bairro Benfica, em Fortaleza, foi palco de uma importante plenária do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público no Ceará. O encontro teve como principal objetivo revisar e ajustar o Regulamento do Fórum, além de discutir estratégias de organização e mobilização para as lutas previstas em 2025 em prol da defesa dos servidores e dos serviços públicos.

Representando o SINTUFCE, a coordenadora de administração e finanças, Cássia Araújo, destacou a relevância de encontros como este para fortalecer as bases sindicais e promover a unidade entre as entidades representativas.

“O Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público nasceu de um desejo de unir os servidores públicos e todos os trabalhadores, especialmente em meio à pandemia, quando a urgência sanitária desarticulou coletivos e movimentos de forma global. Agora, quase cinco anos após sua criação, reconhecemos cada vez mais a relevância dessa articulação e o impacto positivo desse encontro de segmentos e entidades na luta pelos direitos dos servidores públicos — seja no âmbito municipal, estadual ou federal.

Nesse contexto, sediar reuniões do Fórum é fundamental para garantir a continuidade e o fortalecimento dessa entidade, que tem desempenhado um papel essencial ao integrar uma ampla gama de instituições e sindicatos. Essa união fortalece cada organização que compõe o Fórum e impulsiona a defesa do serviço público como um todo. 

O SINTUFCE, enquanto um sindicato de grande importância no Estado do Ceará, não poderia estar alheio a essa construção coletiva. Reconhecemos nosso papel e reafirmamos nosso compromisso em fazer parte dessa dinâmica de luta e articulação, pois entendemos que só por meio da união e da ação conjunta podemos enfrentar os desafios impostos aos trabalhadores e garantir a valorização do serviço público”. 

 

O Fórum é composto exclusivamente por entidades sindicais e associativas que representam os servidores públicos dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – nos âmbitos federal, estadual e municipal, atuantes no Ceará. Sua missão primordial é promover a defesa e a valorização do serviço público, assegurando a manutenção dos direitos dos servidores e trabalhando em benefício da sociedade como um todo.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Fórum, destacam-se atos públicos, debates, seminários, conferências e o programa “Ao Vivo no Fórum”, que busca dinamizar a agenda sindical e fortalecer o apoio às causas do serviço público no Ceará.

Perspectivas para 2025

Durante a plenária realizada no SINTUFCE, foram debatidas questões cruciais para o fortalecimento da mobilização sindical em 2025. A revisão do Regulamento do Fórum foi um dos principais pontos de pauta, com ajustes que visam ampliar a participação das entidades e melhorar a articulação das ações. Além disso, as lideranças presentes discutiram formas de enfrentar os desafios impostos pelas mudanças nas políticas públicas e de garantir condições dignas de trabalho para os servidores.

 

24 de janeiro de 2025 Forum em Defesa do Servico Publico (14)