O SINTUFCE parabeniza a UFC e o CONSUNI pela corajosa decisão de nomear a Concha Acústica com o nome do estudante Bergson Gurjão, morto na luta contra a Ditadura Militar. Nem bem a decisão foi anunciada, a extrema-direita, a fascistada e o bolsonarismo e certos políticos que, para além do flerte se abraçam alegremente à bandeiras reacionárias, começam a fazer seus discursos contra essa medida que faz um exato contraponto ao esforço de normalização dos golpistas de 8 de janeiro de 23, que vem sendo praticado pela imprensa Brasil a fora.
Nomear a emblemática Concha Acústica da UFC, com o nome de Bergson é um farol simbólico para a democracia universitária e brasileira. E redime o próprio CONSUNI de posturas vergonhosas, à época, onde para além de não se contrapor ao regime ditatorial, ter contribuído com ele, expulsando estudantes que contestavam os generais.
Dito isso, é triste que boa parte da política cearense esteja capturada pelos saudosistas de 1964, insuflando gente de boa fé a ir até diante de quartéis e pedir golpe de Estado ou pior, apoiar uma tentativa de golpe, realizada em 08 de janeiro. Criticar a decisão da UFC afirmando ser um apagamento da história é, na verdade, querer manter sob nossos olhos a venda que os herdeiros de 1964 desejam que permaneça. Os crimes cometidos pela Ditadura Militar seguem impunes. É a Memória dos que sofreram as brutalidades do período e daqueles que tombaram na luta contra a Ditadura que devemos celebrar. Acabar com o silenciamento de tantos e não deixar que apaguem a história de lutas e de resistência que sempre marcou o povo cearense de norte a Sul do nosso Ceará.
E não poderíamos deixar de nos alegrar com o fato de que, este ano, A Concha Acústica Bergson Gurjão, receberá mais uma festa do SINTUFCE, a Confraternização Natalina. Dia 18/12, a partir das 17 horas, venham todas e todos, celebrar as lutas do passado e do presente e tomar fôlego, para o que nos aguarda em 2025.
Avancemos todas e todos na defesa das Universidades Federais, da nossa carreira e da democracia !