Socióloga lança em Fortaleza livro sobre esquerda brasileira

Sabrina Fernandes, socióloga e titular do canal Tese Onze, no Youtube, lança, nesta segunda-feira (10/06), em Fortaleza, seu livro “Sintomas Mórbidos: a Encruzilhada da Esquerda Brasileira”. O lançamento acontece hoje, às 19h, na Livraria Lamarca (Avenida da Universidade, 2475, Benfica).

O livro nasce com o intuito de compreender melhor o caótico cenário político brasileiro contemporâneo, abalado desde junho de 2013, da perspectiva da crise das esquerdas. Alimentada por outros fenômenos, também presentes internacionalmente, como a pós-política e a ultrapolítica, a situação vem se tornando cada vez mais confusa, tanto para aqueles que estão no meio do debate político, quanto para interessados em compreender o que está acontecendo.

A publicação busca ainda entender e explicar melhor a atual configuração do campo progressista no país, com capítulos embasados em teoria marxista para explorar diferentes características. “Muito se fala da crise e da desunião das esquerdas no Brasil, mas não é algo tão simples de se entender. O que vemos diretamente são os sintomas, os problemas mais evidentes. O papel do livro é olhar para esses sintomas de forma intensa ”, explica Sabrina.

Tese Onze

Sabrina Fernandes é uma socióloga brasileira com experiência acadêmica internacional. Possui bacharelado em economia pela Universidade de St. Thomas e obteve seu mestrado em economia política, e seu doutorado em sociologia, ambos na Universidade de Carleton. Hoje, é pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB). Em 2017, lançou um canal de YouTube com análises marxistas. Em seus vídeos, divide-se entre análises de cunho científico e militante sobre marxismo, feminismo, ecossocialismo, comentários sobre a política brasileira e internacional.

De acordo com Sabrina, um projeto de formação sociológica e política deve levar ideias e debates que ocorrem no mundo acadêmico, também para outros espaços. “Estar no YouTube faz parte dessa tarefa. Não deixa de ser um desafio, pois muita gente não está interessada em obter conteúdo para refletir, apenas para consumi-lo imediatamente. Então é um processo longo, mas vale o investimento”, destaca.

Serviço:

LANÇAMENTO EM FORTALEZA
Dia 10/06 (segunda), às 19h
LIVRARIA LAMARCA
(Av. da Universidade, 2475, Benfica)
Mais informações: 98705-7557 (André Lima)