Já estão a caminho do Rio Grande do Sul os donativos arrecadados pelos servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAE) das universidades federais para as vítimas das enchentes que assolam o estado.
Os trabalhadores doaram itens de higiene como creme dental, escova de dente, fraldas (infantil e geriátrica), absorventes, lenços umedecidos, além de fardos de água mineral, roupas e sapatos.
O material foi entregue na Tenda da Educação, montada no jardim da Reitoria da UFC, durante o evento “Sextou na Greve”, realizado na última sexta-feira (10), por três sindicatos: SINTUFCE, ADUFC e SINDSIFCE. Em seguida, foi encaminhado para o Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, no bairro Jacarecanga.
“A greve é um momento de luta, um momento de aprendizado e também de solidariedade. Não a solidariedade do capital movida por interesses escusos, mas a solidariedade dos trabalhadores que busca realmente a superação dos problemas que nos afetam a todas e todos: o aquecimento global, a devastação da natureza, enfim, as consequências do capitalismo predatório da natureza”, afirma Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCE.
Além de viabilizar a entrega de donativos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará enviou uma equipe para o Rio Grande do Sul, para auxiliar nos trabalhos de monitoramento das áreas de risco. A instituição enviou 12 profissionais e dois cães especializados em resgate. Além dos profissionais, dois barcos e três viaturas também foram enviados.
Onde doar
As doações podem ser entregues em 21 pontos de coleta do Corpo de Bombeiros distribuídos por todo o Ceará, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Em Fortaleza, os donativos podem ser entregues no Centro de Eventos do Ceará.