Na última sexta-feira, 26, a direção do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCe) concluiu a primeira agenda de mobilização do Estado de greve na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Participaram das atividades o coordenador geral, Wagner Pires, e o coordenador de campi, Gedeão Cruz.
“Visitamos os campi de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo, conversando com os servidores e preparando os próximos passos da nossa luta”, afirma Wagner Pires.
A base da UFCA entende a necessidade de lutar pela reformulação do PCCTAE (o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação), como forma de superar as perdas dos últimos anos e seguir na busca pela valorização da carreira.
“A receptividade foi muito boa. Os encontros serviram para esclarecer como andam a luta pelas carreiras e pelos reajustes. Além disso, falamos sobre os benefícios que o sindicato oferece aos seus filiados”, explicou Gedeão Cruz..
É importante lembrar que os TAEs da da UFC, UFCA e UNILAB estão em estado de greve desde 20 de dezembro, quando a categoria participou de uma assembleia realizada pelo SINTUFCe. O estado de greve aponta para a insatisfação da categoria pela forma como vem sendo tratada pelo governo federal e assim, sinaliza a realização de uma greve.
A proposta do governo, de reajuste zero em 2024, não contempla os trabalhadores e as trabalhadoras das universidades federais, uma vez que todos amargam anos sem reajuste. Além disso, os TAEs ainda lutam pela reformulação da carreira, proposta que já está nas mãos do governo.
Comprometimento
Os diretores do SINTUFCe também se comprometeram a fazer mais visitas periódicas, tanto no Cariri como nos campi da UFC e da Unilab.
Dúvidas sobre filiação
Os servidores técnico-administrativos da UFC, Unilab e UFCA que tiverem alguma dúvida sobre filiação podem procurar Lan Moreira, no departamento de convênios e filiações, através do número (85)991776959 ou do e-mail [email protected]