TAEs paralisam atividades em defesa da Educação

Os técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Unilab paralisaram suas atividades nesta quarta (02) e quinta-feira (03), somando-se a docentes e estudantes de todo o país em atos realizados em diversas instituições federais no Dia Nacional em Defesa da Educação. No Ceará, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) apoia a manifestação e convoca servidores para aderirem às atividades em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e com autonomia.

Um café da manhã recebeu os TAEs nos jardins da Reitoria da UFC, na manhã desta quarta-feira (20). Houve também atividade, com café da manhã, em Juazeiro do Norte, no pátio da UFCA. Na pauta unificada dos três seguimentos da educação, TAES, professores e estudantes mobilizados contra os recentes ataques do governo federal que ameaçam a educação, contra a implantação do programa Future-se e em defesa da autonomia das instituições federais.

“Hoje é dia de cruzar os braços e mostrar a esse presidente e seu interventor a nossa força. Não podemos ficar apáticos, inertes, acompanhando a cada dia a retirada dos nossos direitos e a venda das nossas riquezas. Nós fazemos parte da UFC, considerada uma das melhores universidades do mundo, segundo ranking recém divulgado. Além de querer negociar nossa educação, com a proposta do Future-se, este governo entreguista quer destinar à iniciativa privada nossa Amazônia, o Pré-Sal, a Petrobras e tantos outros patrimônios do povo brasileiro. Nós não vamos deixar. Esta é a hora da unidade e da reação. O lema agora é resistência e luta”, conclama Keila Camelo, coordenadora Geral do Sintufce. As atividades se estendem ao longo do dia, na Reitoria da UFC, com oficinas, debates e apresentações artísticas.

A mobilização permanece na construção do ato de rua que será realizado nesta quinta-feira (03). Em Fortaleza, a concentração será a partir das 8h, na Reitoria da UFC. O Sintufce se junta aos estudantes, professores, centrais sindicais e sociedade civil organizada para ocupar as ruas e iniciar a construção de uma greve geral unificada. No Cariri também haverá paralisação. A concentração será a partir das 8h, em frente à Crede 19, em Juazeiro do Norte.

Clique AQUI para ver mais imagens do café da manhã de Fortaleza
Clique AQUI para ver mais imagens do café da manhã de Juazeiro do Norte