Servidores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) matriculados no cursinho preparatório para o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, da Universidade Federal do Ceará (UFC), participaram do Congresso POLEDUC 2019, realizado nos dias 13 e 14, no auditório da Reitoria.
Atualmente, 30 técnico-administrativos filiados ao Sintufce estão matriculados no cursinho para o POLEDUC, considerado um mestrado profissional pioneiro do gênero no país, que oferece capacitação a partir de instrumentos gerenciais e procedimentos técnicos, com reconhecida importância na qualificação de recursos humanos voltados à avaliação e à gestão da educação superior, focando, sobretudo, no aperfeiçoamento de profissionais gestores de IES e de órgãos ligados às políticas públicas em educação.
A servidora Ana Maria Dias de Lima, da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), é uma das matriculadas no cursinho e vê, nessa oportunidade, uma chance real de crescimento interno em sua carreira como servidora técnica. “Quando sair da universidade, quero construir um legado de conhecimento, de melhorias e de formação, deixando para as próximas gerações uma universidade estruturada e cada vez mais forte. Isso só é possível quando investimos na mudança do nosso perfil, deixando de ser um mero servidor para nos tornarmos um servidor qualificado e capaz de prestar um serviço de ainda mais excelência para a instituição”, relatou a servidora, que reconhece a importância do apoio do Sintufce nesse processo. “Foi um divisor de águas em nossas vidas, como servidor. “Hoje saio desse auditório como ouvinte e daqui a dois anos esperamos estar saindo como futuros mestres”, comemora.
O sentimento de gratidão e realização profissional se confirma em quem já teve oportunidade de cursar o POLEDUC, como é o caso da servidora Simone Nunes, do Campus UFC Quixadá, que concluiu o mestrado em 2016. “Além do aspecto profissional, do incentivo à qualificação, o POLEDUC também amplia nossa visão de como é viver a universidade e da sua importância para a sociedade. Passamos a nos sentir mais parte integrante do ambiente universitário, não apenas na função de técnico, mas também no papel de educador”, afirmou a servidora que aproveitou para destacar o incentivo fundamental do Sintufce, com a realização de seu cursinho preparatório, incentivando o acesso de seus filiados ao mestrado.
O reconhecimento do papel do Sindicato no âmbito da mudança do perfil do servidor técnico-administrativo também vem de quem acompanhou de perto a história da UFC. Para o ex-reitor da universidade, prof. Henry Campos, a atual diretoria do Sintufce tem feito um trabalho de muita responsabilidade. “Considero que a atual gestão faz um sindicalismo sério, que trabalha para as pessoas e apoia o crescimento de seus afiliados, que, por sua vez, constituem um segmento muito importante dentro da universidade”, frisou.
Para Keila Camelo, coordenadora do Geral do Sintufce, o reconhecimento é importante e só estimula ainda mais o sindicato a se manter alinhado aos interesses e anseios do servidor técnico-administrativo. “Estimular a formação e a transformação do perfil do nosso TAE é também contribuir para a construção de um ambiente universitário cada vez mais rico e produtivo”, disse.
Clique AQUI para ver mais imagens do Congresso POLEDUC 2019