Ação nacional busca avanço nas negociações
Por Luciana Castro – jornalista da FASUBRA
Cerca de três mil trabalhadores em greve de todo o país chegaram em caravana à Brasília – DF, na manhã do dia 5, para reivindicar do governo federal o avanço nas negociações. Por uma educação pública, gratuita e de qualidade, ocuparam as ruas da capital federal. A Caravana da FASUBRA, instalada na Esplanada dos Ministérios, contou com infraestrutura desde higiene pessoal, acomodação na tenda, alimentação e hidratação. Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade, os servidores públicos seguiram em marcha organizados com faixas, cartazes, bandeiras e trio elétrico.
De maneira pacífica, os trabalhadores percorreram o Eixo Monumental e pararam em frente ao Ministério do Planejamento. Em discurso, os representantes do Comando Nacional de Greve mandaram um recado ao secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, reivindicando negociações efetivas. Após, seguiram para o prédio do Ministério da Educação, onde o CNG solicitou que a Secretaria de Ensino Superior (SESu) protocolasse o documento da FASUBRA Sindical em resposta ao último ofício do MEC. Depois de cerca de duas horas, os representantes da SESu receberam a representação do CNG do lado de fora do ministério. Diante deste fato, a federação apontou como descaso a demora e a forma como foram recebidos.
Às 20 horas, aconteceu o Ato “Iluminum”, iluminando a educação e a saúde. Em caminhada na Esplanada dos Ministérios, os trabalhadores em greve realizaram a dinâmica “Ubuntu” (origem africana), simbolizando que “todos somos um”.
Fonte: http://www.fasubra.org.br/index.php/fasubra/794-trabalhadores-tecnico-administrativos-das-instituicoes-federais-de-todo-o-pais-ocupam-ruas-de-brasilia
“Estamos concentrados na Esplanada para uma caminhada das velas com o tema: IlLUMINUM: Mais Luz Pra Saúde e Educação”, relata a coordenador Geral do Sintufce Keila Camelo.
CLIQUE AQUI para ver as fotos dos servidores em caminhada ao Congresso Nacional.
“Os técnico-administrativos em Educação das IFES em greve ocuparam, desde as 4 horas da manhã de hoje, o MPOG para pressionar o governo a negociar de fato”, relata Keila Camelo, coord. Geral do Sintufce.
CLIQUE AQUI para ver as fotos.