Foi instalada na última terça-feira, 23, a Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará (UFC). A solenidade aconteceu no auditório da Reitoria e 21 representantes, entre técnico-administrativos, docentes e alunos da UFC, foram empossados pelo Vice-Reior, Custódio Almeida.
O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) esteve presente no evento para homenagear os técnico-administrativos em educação superior, Edvanira Oliveira, Francisco Jonatan e Izabel Cristina, que terão mandato de dois anos.
Os 21 membros da Comissão de Direitos Humanos foram indicados pela unidade acadêmica e tiveram seus nomes homologados em junho deste ano. Para Custódio Almeida, essa comissão será voz da UFC. “É um coletivo formado por pessoas de ampla experiência e sensibilidade sobre o tema. Que eles sejam vozes consistentes, maduras e que deem respostas à ignorância daqueles que muitas vezes revelam suas intolerâncias e preconceitos”, destaca.
A técnico-administrativa, Edvanira Oliveira, avalia como necessária a instalação de uma comissão que verse sobre direitos humanos na Universidade e destaca que “a universidade é um laboratório de análise das relações sociais e instrumento formador de opinião, e muito tem a contribuir nesta questão”.
A Comissão de Direitos Humanos da UFC será presidida pelo Prof. Cássio Adriano Braz Aquino, do Centro de Humanidades.