UFC cumpre promessa e publica edital de remoção para servidores TAE 

UFC Sobral

A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou, nesta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025, o Edital Nº 01/2025. Seria apenas mais um edital, se não fosse o documento que trata do processo seletivo interno de remoção de servidores técnico-administrativos em educação (TAE) para o cargo de Assistente em Administração e cargos equivalentes. Ou seja, uma demanda antiga da categoria.

“O edital visa tornar o processo mais justo e transparente para todos nós, o que já estava mais do que na hora de acontecer. Que bom que finalmente saiu”, comemora Mari Gondim, servidora TAE e integrante da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFC (CIS).

“Nesse primeiro edital, estão contempladas apenas vagas em unidades acadêmicas. Foi uma decisão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Administração Superior, baseada no que entenderam como demandas mais urgentes. Posso dizer que a Comissão está empenhada em fazer tudo da forma mais correta possível e que o objetivo não é que este seja o único edital, pelo contrário. Outros virão, e iremos aprimorando o processo cada vez mais”, conclui.

UFC divulga edital de concurso com vagas para bibliotecário e arquivista - CRB-3 | Conselho Regional de Biblioteconomia

Processo Rápido

Podem participar da remoção apenas servidores pertencentes ao quadro da UFC e que cumpram os requisitos estabelecidos no edital. Servidores em licença, afastamento, redistribuição ou com menos de 18 meses de efetivo exercício na unidade atual não poderão participar.

A classificação será feita com base no tempo de serviço, qualificação e capacitação. As vagas estão distribuídas em diversos setores acadêmicos da UFC, incluindo unidades nos campi de Fortaleza, Sobral, Crateús, Quixadá e Itapajé.

Para desempate, serão utilizados critérios como maior tempo de serviço, maior tempo no cargo e maior idade.

As inscrições acontecerão entre os dias 21 de fevereiro e 05 de março. O resultado final será divulgado no dia 31 de março.

O edital está disponível na página: https://progep.ufc.br/pt/edital-no-01-2025/


A Luta do SINTUFCE

“Demanda antiga dos servidores da UFC no interior, agora temos o primeiro edital. O SINTUFCE sempre manteve diálogo com a PROGEP para que as remoções fossem realizadas de modo a dar mais transparência e atender aos anseios dos servidores”, comenta Wagner Pires, coordenador-geral do SINTUFCE.

No dia 08 de agosto, diretores do SINTUFCE se reuniram com a titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC (PROGEP), Marilene Feitosa Soares.

Na ocasião, a pró-reitora adiantou que a UFC adotaria uma nova sistemática voltada para aprimorar a transparência nos processos de remoção dos servidores TAE da instituição. Ela também revelou que o processo de remoção estava na fase de finalização de uma portaria de regulamentação, que definiria claramente os critérios e o número de vagas disponíveis.

“A iniciativa da UFC é fundamental, pois garantirá a impessoalidade no processo, afastando o servidor TAE da dependência direta de chefias. Além disso, cada servidor terá clareza sobre as especificações necessárias para conseguir sua remoção”, afirmou Wagner Pires, na época.

O SINTUFCE continuará acompanhando de perto as etapas de implementação, assegurando que o processo de remoção ocorra de forma transparente e equitativa.

 

SINTUFCE acompanha de perto a nova sistemática de remoção da UFC