UFCA atende demandas dos servidores TAE após reunião com o Reitor

Nesta quarta-feira, 3, foi realizada uma importante reunião na Universidade Federal do Cariri (UFCA), envolvendo o reitor Silvério de Paiva Freitas Júnior, representantes do Comando Local de Greve (CLG) e membros da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira (CIS). O encontro teve como objetivo principal discutir e alinhar as pautas locais que surgiram durante a greve dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE), que se iniciou em 15 de março e chegou ao fim nesta semana.

Entre as principais questões abordadas, destacou-se a necessidade de transparência no edital de remoção. A partir de agora, a Comissão Interna de Supervisão (CIS) será informada sobre todas as remoções, o que permitirá uma avaliação criteriosa de cada caso. 

Outra demanda significativa atendida foi a ampliação de vagas nos cursos de mestrado da instituição para os TAE. A UFCA se comprometeu a aumentar essas vagas, promovendo o desenvolvimento acadêmico e profissional contínuo dos servidores. Essa medida é vista como fundamental para o aprimoramento das competências e a capacitação dos TAE, permitindo que eles avancem em suas carreiras.

Além disso, foi estabelecido um contrato definitivo com a empresa responsável por realizar as medições e aferições necessárias para a concessão do adicional de insalubridade aos trabalhadores dos laboratórios.

Todas as demandas apresentadas foram prontamente aceitas pelo reitor Silvério de Paiva Freitas Júnior. Ele demonstrou grande disposição em colaborar com a CIS, reconhecendo a importância dessas ações para o aprimoramento da UFCA e para a qualidade do trabalho dos TAE.

“O reitor foi muito solícito em atender todas as demandas locais que o comando de greve fez junto com a CIS, porque ele percebeu que é uma luta para a melhoria da instituição, e que garante mais qualidade para o trabalho dos TAE, e vem numa sequência que a reitoria tem de reconhecimento dos TAE como peças fundamentais da universidade,” avaliou Gederão Correira, coordenador de campi avançado do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (SINTUFCE) e membro da comissão.

ufca02

Importante papel

A Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos cargos Técnico-Administrativos da Educação (CIS/PCCTAE/UFCA) foi criada em 2015 com o propósito de acompanhar a implementação do plano de carreira em todas as suas fases. A comissão opera com base em três pilares essenciais: Avaliação, Capacitação e Dimensionamento.

Composta por um mínimo de três e um máximo de vinte membros, a CIS é formada através de uma eleição coordenada pela Comissão Eleitoral. Os membros se reúnem em sessões ordinárias ou para atividades delegadas pelo Coordenador ou pelo pleno.