A mobilização foi realizada pelos servidores da instituição nesta segunda-feira (19)
Diário do Pará – Segunda-Feira, 19/05/2014, 09:09:22 – Atualizado em 19/05/2014, 09:36:05
Os portões do principal campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, em Belém, amanheceram fechados nesta segunda-feira (19), durante uma mobilização realizada pelos servidores da instituição, que participam de uma greve nacional dos servidores de universidades federais.
A universidade foi isolada como forma de pressionar o governo federal a negociar com a categoria. “Foi uma decisão do movimento nacional de fechar os portões de todas as universidades federais do país, para mostrar ao governo que queremos uma negociação efetiva da pauta de reivindicações”, afirmou o professor João Santiago, coordenador da Associação de Docentes da UFPA (Adufpa). “Queremos mostrar que, sem acordo, estamos dispostos a radicalizar”.
O movimento deverá continuar até às 18h. Durante a manhã e a tarde, apenas os pacientes com consultas agendadas no Hospital Bettina Ferro de Souza, que fica no campus o, poderão entrar na instituição. Alunos e visitantes estão sendo impedidos de entrar no local, o que causa uma aglomeração de pessoas em frente à cada portão da instituição.
Entre os principais pontos de reivindicação da categoria, estão o reajuste salarial, realização de novos concursos públicos e melhores condições de trabalho. “Uma reunião está marcada para acontecer em Brasília, às 17h, entre os servidores e o governo. Esperamos que seja apresentada alguma proposta real de negociação. Sem uma resposta efetiva, a tendência é radicalizar”, completou o professor.
(DOL)