A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) lançou uma página destinada à consulta informal para indicação de candidatos aos cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a). A iniciativa é coordenada pela Comissão Organizadora da Consulta (COC), responsável pela condução do processo, divulgação das regras e apuração dos votos.
A página oficial da consulta pode ser acessada pelo link: https://unilab.edu.br/comissao-organizadora-da-consulta-informal-para-reitoria/.
Processo de consulta e votação
A consulta prévia para o quadriênio 2025-2029 ocorrerá por meio de uma plataforma on-line. A votação será realizada das 8h do dia 12 de fevereiro até as 17h do dia 13 de fevereiro. A apuração será pública e coordenada pela COC, ocorrendo logo após o encerramento da votação. Cada candidato poderá indicar um fiscal para acompanhar o processo.
O resultado será enviado ao Conselho Universitário (Consuni), responsável por formalizar a indicação dos candidatos dentro da instituição.
Atribuições da Comissão Organizadora
A COC tem a responsabilidade de coordenar o processo de consulta, reconhecer os candidatos inscritos, promover debates públicos, divulgar a lista de votantes e instruções sobre a sistemática da votação, além de conduzir a apuração e proclamar o resultado. Após a conclusão do processo, a comissão encaminha o resultado ao Consuni.
A comissão é composta por sete membros titulares, escolhidos em assembleias representativas de cada segmento da universidade. Entre os representantes estão:
- Docentes: Stella Barbosa e Lidia da Silva;
- Técnico-Administrativos em Educação (TAE): Everson Pinheiro e Jocélia Melo;
- Discentes: Felipe Lopes, Seco Camará e Regina Có (incluindo um discente internacional).
Representação dos servidores técnico-administrativos
No dia 16 de janeiro, os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da Unilab, nos campi do Ceará e da Bahia, participaram de uma assembleia no Campus Liberdade, em Redenção (CE), para eleger seus representantes na comissão organizadora.
A convocação foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal da Bahia (ASSUFBA), entidades que representam os servidores TAE da Unilab nos respectivos estados.
A consulta informal é um importante momento de participação democrática da comunidade acadêmica na definição dos rumos da universidade, garantindo ampla discussão e transparência no processo de escolha da nova reitoria.
“Estamos ao lado da Comissão Eleitoral para garantir que essa consulta informal seja realizada de forma paritária, permitindo que a democracia siga atuando na instituição. Lutamos por igualdade em todas as eleições de reitores nas universidades federais, assim como pela revisão da lei que exige que 70% dos conselhos e das eleições sejam voltados para os docentes. Continuaremos avançando e lutando por mais democracia nas instituições federais de ensino”, declara Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCE.